Registo
Foto Será que os cães sentem culpa?

Quantas vezes é que quis castigar o seu cão mas depois de olhar para a sua expressão de vítima decidiu perdoá-lo? Será que os cães sabem que fizeram mal ou simplesmente percebem que você está chateado? Qual dos cães da foto acima é o culpado?

Muitos comportamentalistas afirmam que os cães não sentem culpa. Quando uma pessoa grita com um animal ou manifesta sinais de agressividade, os cães simplesmente reagem apresentando sinais de apaziguamento para tentar acalmar e evitar esse conflito. Os principais sinais são os seguintes: desviar o olhar, orelhas para trás, manter a cabeça baixa, manter-se imóvel ou andar lentamente e meia-lua branca do olho visível.

Existem inúmeros vídeos na internet em que os cães demonstram uma expressão de culpa quando os donos os repreendem. O que acha deste vídeo?

 

Por muito que o animal possa parecer que percebe porque é que você está a gritar o Dr. Bonnie Beaver, professor na Texas A&M University's College of Veterinary Medicine defende que as pessoas não devem culpar os animais por acontecimentos realizados há horas porque os cães simplesmente não conseguem fazer a associação do comportamento passado com a repreensão.

Um dos primeiros estudos científicos sobre o "olhar de culpa" foi realizado em 2009 por Alexandra Horowitz, uma professora assistente de psicologia na Barnard College, em Nova Iorque. Neste estudo a psicóloga analisou 14 cães que foram postos à prova pelos seus donos quando estes lhes disseram para não comerem o biscoito durante a sua ausência. Alexandra, que esteve sempre presente, deu biscoitos a alguns dos cães mas não disse a verdade a todos os donos. Portanto, alguns cães foram repreendidos pelos seus donos independentemente do seu comportamento, bom ou mau.

Com este estudo Alexandra verificou que o “olhar de culpa” está associado à repreensão e não ao verdadeiro sentido de culpa. “Esta expressão não se deve à culpa mas é a reacção natural à atitude do dono” afirma Alexandra.

As punições e os castigos são muito mais eficazes se forem dados imediatamente a seguir ao comportamento. Lembre-se que mais importante que punir comportamentos negativos, é premiar sempre os comportamentos positivos.

Adaptado: Usatoday