Registo
Foto Prova ZTP

Os Clubes da maioria das raças de trabalho e utilidade, com a finalidade de seleccionar os melhores reprodutores tanto em termos morfológicos como de carácter, decidiram instituir uma prova específica para atingir esses objectivos e atribuíram-lhe a designação de ZTP, um acrónimo alemão que em português quer dizer: Teste de Aptidão à Reprodução.

Em Portugal, os clubes que organizam provas de ZTP são os da raça Dobermann, Boxer, Cão de Pastor Alemão e Rottweiler. Ainda assim, o ZTP não é exclusivo destas raças e pode ser feito por todas as raças que façam provas de trabalho.

Em alguns países, como é o caso da Alemanha, qualquer dono que queira cruzar o seu cão tem de fazer primeiro o ZTP e só se este for aprovado é que estará apto a reproduzir. Isto permite aos clubes da raça não só controlar o número de exemplares disponíveis para reprodução mas principalmente preservar e garantir a tipicidade e o carácter da raça. Além disso, nenhum cachorro pode ser registado se um dos pais não tiver feito o ZTP. Na maioria dos países (incluindo Portugal) o registo de ninhadas no livro de origem é controlado pelo clube nacional de canicultura (no nosso caso, o Clube Português de Canicultura) que ainda não exige testes de saúde nem garante a qualidade de cada reprodutor.

Como é a feita a prova ZTP?

O ZTP é composto por duas partes: uma de avaliação morfológica e outra de avaliação do carácter.

Avaliação morfológica

Trata-se uma avaliação morfológica minuciosa qualificativa que pretende avaliar diversas características físicas e compará-las com o estalão da raça. Esta avaliação inclui diversas medições tais como tamanho, dentição, profundidade do peito, etc.

Avaliação de carácter

O carácter é inicialmente analisado através da estabilidade social, com o exemplar em contacto com um grupo de várias pessoas que efectuarão diferentes movimentos, ruídos e pressão sobre o cão.

De seguida, o juiz analisará o comportamento do exemplar perante dois disparos de pistola de alarme inesperados. O cão não deverá demonstrar sinais de insegurança ou medo.

O exemplar é também sujeito a uma situação de isolamento preso a uma trela de 10 m e após cerca de 5 a 10 minutos o juiz dirige-se ao cão e observa o seu comportamento.

Por fim, o cão é testado em duas situações de defesa, sendo a primeira uma reacção a um ataque de surpresa de um figurante que sai de um abrigo, e a segunda a um ataque frontal a cerca de 30/40m do cão. Em ambos os casos é desejável uma mordida franca e firme.

Assista a uma prova de ZTP conduzida pelo Clube Francês do Rottweiler:

 

Quem se pode inscrever nas provas ZTP?

Geralmente, um cão para participar tem que:

  • Estar inscrito num livro de origem reconhecido pela FCI, por exemplo, LOP (Livro de Origem Português).
  • Ter uma idade mínima de 15 meses.
  • Ter realizado o exame de displasia coxo-femural (HD) homologado por uma entidade oficial reconhecida com resultado de HD- A ou de HD-B.
  • Ter obtido o certificado de obediência/sociabilidade BH.

Nota: estas premissas podem ser alteradas ou outras poderão ser adicionadas consoante o clube da raça.

Classificações

Os cães aprovados são classificados da seguinte forma:

Em relação à morfologia:

G - Bom
SG - Muito Bom
V - Excelente

Nota: O mínimo para machos é SG (muito bom) e para fêmeas é G (bom), para que sejam aprovados para reprodução.

Em relação ao carácter/temperamento:

1A – Excelente: cães que tenham tido um bom desempenho no teste, mostrando-se totalmente de acordo com todos os requisitos exigidos pelo estalão em relação ao carácter. O "1A" deve ser atribuído a um cão que mostre possuir bom carácter tanto em situações normais quanto na parte de protecção (mordida muito forte e firme, intrepidez, forte instinto de protecção e espírito de luta).

1B – Muito Bom: cães que tenham tido um desempenho suficientemente bom no teste e estão dentro do estalão da raça. O "1B" deverá ser atribuído a um cão que demonstre comportamento controlado em situações normais e de protecção e também que mostre suficiente instinto de protecção e espírito de luta.

Quando um cão reprova na prova ZTP?

Geralmente cães que foram temporariamente desqualificados numa prova ZTP poderão ser reapresentados mais um ou duas vezes, dependendo do clube. Se forem reprovados, estes cães serão considerados inaptos para reprodução.

Conclusão

Através do ZTP, não só se premeiam os melhores exemplares como também se evitam que exemplares com defeitos de carácter ou de conformação possam ser usados para criação. São recomendados para a reprodução os cães que mais se aproximem do estalão da raça e que tenham o carácter mais sólido e sejam socialmente mais estáveis.

Conseguir todos os requisitos do ZTP pode ser difícil de alcançar, mas é fundamental que os criadores assegurem uma boa selecção dos exemplares que criam para que, deste modo, possam garantir o melhor contributo à conservação e evolução da raça.