Registo
Foto Preparar o cão para a chegada do bebé

Para muitos casais o cão é o seu primeiro “bebé” e, quando estes decidem ter filhos, ele, tal como a primeira criança, pode não perceber porque é que os passeios estão a ficar mais curtos e está a receber menos atenção. Não espere que o seu bebé venha ao mundo sem avisar previamente o seu cão.

O cão pode sofrer com a chegada do bebé

É normal que o bebé atraia grande parte das atenções que antes eram destinadas ao cão. Normalmente os cães fazem a associação da perda de atenção e carinho com a chegada do recém-nascido e isso pode ser motivo para não gostarem da criança. Mesmo que não ocorra a associação, se o cão sentir que o interesse por ele diminuiu bruscamente, poderá ficar inseguro e ansioso e desenvolver algum problema de comportamento.

Inicie a mudança algum tempo antes do nascimento da criança de modo a habituar o seu cão à nova rotina e assim avisá-lo que o novo membro da família está a chegar!

Preparar a casa

Os conselhos mais comuns dados pelos treinadores e comportamentalistas caninos são:

  • Habitue o seu cão aos novos sons: ponha um cd com sons de choro de bebé a tocar.
  • Prepare o quarto do bebé com uma cancela para manter o cão fora, mas também para o deixar ver o que acontece no quarto.
  • Espalhe pó talco à volta da casa.
  • Comece a usar loção de bebé.
  • Monte o baloiço, o carrinho e outros artigos de maiores dimensões do bebé para que o seu cão se acostume a eles.

A introdução de novos items, sons e cheiros durantes os meses anteriores ao nascimento vai fazer com que o seu cão se habitue gradualmente.

Ajuste às novas rotinas

Enquanto que os novos pais têm, pelo menos, sete meses para se prepararem para a chegada do bebé, muitos cães descobrem que o bebé está a chegar quando a mãe já está a chegar do hospital e a “invasão” do novo membro é literalmente “um balde de água fria” para o cão.

Idealmente os donos estabelecem novas rotinas para os seus cães alguns meses ou semanas antes da chegada do bebé. Procure prever as mudanças que ocorrerão com a chegada da criança e tente adaptar o cão a elas, gradualmente. As alterações radicais são sempre mais stressantes.

Um animal social como o cão pode ter medo de ser expulso por causa da chegada de um novo indivíduo ao grupo, pois depende dos companheiros para sobreviver. Assim, o cão costuma ficar muito atento, observando como os outros membros do grupo reagem e como fica a sua situação à medida que ocorrem os novos acontecimentos.

Reduzir gradualmente a atenção, o carinho e o espaço físico é a melhor maneira de o cão se adaptar bem, porque lhe permite perceber que continua a ser amado por quem sempre cuidou dele e, portanto, a sua posição de membro do grupo continua garantida.

Sociabilizar, sociabilizar, sociabilizar

Muitos cães não foram sociabilizados com bebés ou crianças durante o seu período mais sensível de sociabilização (os primeiros quatro meses de vida). “Como resultado, os cães têm medo de bebés e de crianças”, diz a Dr. Sophia Yin, médica veterinária e especialista em comportamento canino.

Segundo Yin, os donos podem e devem criar uma associação positiva entre cães e crianças. “Por exemplo, cada vez que o cão esteja no mesmo quarto que uma criança, ele recebe recompensas – o seu brinquedo ou guloseima preferida”.

Muitas vezes acontece que as pessoas ignoram por completo o cão quanto estão na presença de bebés ou crianças. Pior, às vezes gritam com o cão para que ele não se aproxime da criança. Faça exactamente o oposto para que o seu cão saiba que quando está ao pé de crianças e, especialmente, do seu bebé, acontecem coisas positivas.

Limite a atenção

É quase impossível que, com a vinda do recém-nascido, o casal continue a dar ao cão a mesma atenção de antes. Para que essa aparente redução de interesse não seja associada ao bebé, acostume o cão a nem sempre receber atenção. Ignore algumas das tentativas que ele faça para receber festas ou pedir brincadeira. Assim, ele aprenderá a lidar com a frustração e ficará menos ansioso quando não conseguir receber atenção de alguém que esteja entretido com o bebé.

Impossível preparar-se em demasia

Faça mudanças graduais à rotina do seu cão, como mudar o sítio da cama ou o sítio onde ele tem os seus brinquedos. Deste modo ele não associará estas mudanças ao novo membro da família.

Além disso, quando o bebé nascer, traga para casa uma peça de roupa para o cão poder cheirar e se habituar ao cheiro do recém-nascido. Pode até colocá-la em locais estratégicos como a cama do cão, para que ele durma com o cheiro do bebé e saiba que ele é o novo membro da matilha.

Referências: WebvetAlexandre Rossi