Registo
Foto Os vários tipos de criadores

Quando se fala em criação de cães há uma grande tendência para se colocar todos os criadores no mesmo “saco”. Há publicações que classificam qualquer pessoa que tenha muitos cães como uma fábrica de cachorros ou “puppy mill”, outras confundem criadores de “vão-de-escadas” com criadores que criam apenas por hobby. Isto gera não só alguma confusão à pessoa que quer adquirir um cão de raça (pois na maioria das vezes a qualidade dos cães é avaliada pelo seu preço – o que por si só não garante qualidade), mas também desgosto por parte de criadores responsáveis que muitas vezes são acusados de terem cães e ninhadas apenas pelo dinheiro. Os mais críticos poderão argumentar que qualquer pessoa que vende um animal tem uma vertente comercial, mas a questão está em avaliar o quanto esta é importante para ele.

Este artigo tem como objectivo dar a conhecer e comparar os vários tipos de criadores que existem.

Criadores de “vão-de-escadas"

A maioria dos “cães de raça” vêm destes auto-intitulados “criadores” e provavelmente muitos canis municipais e associações estariam mais vazios caso estes não fizessem uma ninhada de vez em quando.

Normalmente, utilizam frases bonitas para impressionar os possíveis compradores como “Com LOP. Pais à vista. Excelente qualidade”. A qualidade normalmente mede-se por diversos factores como pedigree dos cachorros, resultados de exposição, exames de saúde e provas de trabalho dos pais. Como é que se prova que cães com um pedigree sem qualquer referência a campeões são de excelente qualidade sem ter qualquer relatório de exposições nem exames de saúde? Normalmente, estas pessoas fazem criação pois têm uma cadela e acham que devem ter uma ninhada por diversos motivos mas nunca pelo certo. (Veja aqui os principais motivos que leva este tipo de criadores a criar: Criadeiros e razões para criar)

Geralmente os cachorros destes criadores são a opção das pessoas que querem um cachorro de raça “mais em conta” ou que dizem que não querem “um cão para exposição”, acabando por fomentar a criação irresponsável destes criadores e pagando muitas vezes o preço quando o cachorro cresce – a maioria dos cachorros deste tipo de criação não têm características nem físicas e nem temperamentais típicas da raça, e muitas vezes se vêm a descobrir que têm doenças graves (ex: displasia da anca, problemas oculares, etc.).

Puppy Mills

Sempre que pensamos em puppy mills lembramo-nos de histórias de horror que mostram o inferno na terra para imensos cães, que são confinados sem condições e explorados durante uma vida inteira. Estes locais são verdadeiras “fábricas” em que os cachorros são o produto final.

Este tipo de criadores tem uma rede própria de distribuição e costuma usar os canais mais populares para divulgar os seus cachorros. (ex. jornais).

Criadores comerciais

Os criadores comerciais são criadores que na maioria das vezes vivem exclusivamente da indústria dos animais. Escolhem a raça não por afinidade mas sim pela procura que existe no momento em determinadas raças. Ainda se lembra de quantos Huskys e Rottweilers existiam há uns anos?  E hoje quantos criadores é que existem? Este tipo de criadores costumam ter várias raças podendo oferecer outros serviços como hotel e comércio de produtos para animais.

Geralmente, costumam ser os proprietários de ambos os pais das ninhadas e têm sempre ninhadas disponíveis. Apesar de os cachorros enquadrarem-se no estalão e darem algumas garantias, o único interesse destes criadores é vender os cachorros, não tendo qualquer preocupação em saber se o futuro dono tem condições para ter um animal.

Criadores por hobby

Quem faz criação por hobby geralmente tem um trabalho próprio não ligado aos animais e tem um número reduzido de cães que vivem num ambiente familiar. Começaram por comprar um cão, apaixonaram-se pela raça, adquiriram mais exemplares e assim cresceu o seu envolvimento com a raça.

Estes criadores fazem normalmente inúmeros sacrifícios para garantir o bem-estar de todos os seus animais. Muitas vezes, antes de nascer já estão a divulgar o cruzamento à procura dos melhores donos para os seus cães. Os cachorros costumam ser típicos exemplares da raça e são entregues com algumas garantias e sujeitos a algumas condições (ex: não dar o animal a outra pessoa sem contactar antes o criador).

Criadores experientes e com reputação

Estes criadores são basicamente os criadores por hobby com uma vasta experiência na raça. Não têm necessariamente de ter inúmeros cães ou as melhores instalações mas há uma coisa que os distingue: os cães da sua criação!

Um criador experiente é aquele cujo nome está intimamente ligado à raça que cria. O seu afixo (nome do seu canil) faz parte de diversas gerações de cães. Costumam participar em quase todos os eventos da raça (exposições, provas de trabalho, etc.) e até podem ser juízes e dar seminários sobre a raça.

A seguinte matriz é uma comparação generalista que pretende somente enfatizar as características mais distintas de cada tipo de criador (clique na imagem para aumentá-la).

Matriz de comparação de criadores

Infelizmente a legislação do bem-estar animal ainda está longe de ser perfeita bem como a fiscalização. Assim, é importante que os futuros donos estejam conscientes do sistema que estão a apoiar quando compram um cachorro.

Leia também como escolher um criador responsável aqui.