Registo
Foto Linguagem corporal dos cães

Este artigo pretende ser apenas um guia para compreender melhor alguns dos comportamentos do seu cão. As imagens e vídeos podem ajudar, mas o melhor método para aprender a linguagem canina é observar o seu cão com atenção.

Aprender a linguagem corporal do seu cão é uma ferramenta de suma importância para qualquer dono que queira compreender o seu cão e saber o que é que ele está a sentir, como está a sua disposição e o que é que está a tentar dizer. 

A comunicação canina é tão complicada como a multiplicidade de variáveis que entra em qualquer forma de comunicação. Tal como o sentido das nossas palavras pode variar dependendo do tom, do stress vocal, da linguagem corporal ou de outros factores, os cães comunicam através de sinais que têm multiplos significados, que variam rapidamente e que são específicos para cada situação”. Dog Tips From DogTown: A Relationship Manual for You and Your Dog

A linguagem corporal de alguns cães é óbvia e facilmente perceptível , mas noutros é um pouco mais difícil. Além do comportamento do cão, por vezes até a predisposição genética tem um papel importante na sua linguagem corporal. Por exemplo, os cães que são criados para ter um instinto territorial elevado têm normalmente uma “poker face” e movimentam-se rapidamente com pouco ou nenhum aviso. A boa notícia é que com alguma prática, assim que souber o que procurar, os sinais básicos são fáceis de detectar.

A visão geral

Observar o comportamento dos cães a uma certa distância permite que tenha um panorama geral do seu corpo e do seu estado de espírito. Qual é a posição do cão? Está agitado, a fazer movimentos soltos? Ou está parado, numa postura rígida, com a boca bem fechada? Um cão com corpo solto, relaxado e descontraído está confortável. Por outro lado, qualquer movimento rígido, petrificado indica que o cão está ansioso, desconfortável e em guarda.

Detalhes:

Orelhas

As orelhas juntamente com a cauda são as duas partes do corpo que indicam mais acerca da comunicação canina. No entanto, são também os que mais variam de cão para cão... por isso, a sua interpretação pode ser tanto óbvia como um pesadelo!

Olhos

Tal como uma pessoa, os olhos dos cães podem ser muito expressivos. Os seus olhos podem revelar pequenas mudanças do estado de espírito consoante a forma, as pupilas e as “sobrancelhas” do olho. No mundo humano (e cultura), o contacto visual é um sinal de atenção, respeito, amor... é algo positivo. No mundo canino, não é bem assim. Normalmente os cães olham uns para os outros, mas rapidamente desviam o olhar como forma de eliminar qualquer sinal de ameaça. Cães que já se conhecem bem não têm qualquer problema em estabelecer contacto visual. Contacto directo e durante muito tempo pode ser traduzido como uma ameaça ou um desafio. Quando vir um cão pela primeira vez evite olhar-lhe fixamente nos olhos.

Boca

Um dos elementos de comunicação mais complexos é a boca. A boca de um cão é como as nossas mãos; usamo-las para descobrir o mundo e normalmente brincamos ou movimentamo-las inquietamente quando estamos nervosos, desconfortáveis ou não sabemos o que fazer.

Pêlo

A piloereção ou erecção dos pêlo é sinal de um nível de alerta máximo e pode vir em várias formas, desde medo a contentamento ou excitação. Os pêlos levantados são normalmente associados à agressão, mas nem sempre este é o caso e muitas vezes isto é um acto involuntário e não uma forma de comunicação. Sabe quando fica frio e os seus pêlos levantam? Pois, a chamada “pele de galinha” não acontece só nessa situação. A poliereção pode ser dificil de detectar em cães com muito pêlo, por isso, nestes casos, preste mais atenção às partes já mencionadas.

Cauda

Contrariamente à crença popular uma cauda a abanar nem sempre é sinal de um cão amigável (ler artigo "Amigo ou inimigo? A cauda dá a resposta"). Para que lado é que ela está mais a pender, a sua velocidade e se está numa posição elevada ou baixa são factores que tanto podem estar relacionados com excitação até ansiedade.

Aos poucos e poucos você começará a perceber as pequenas dicas acerca do estado de espírito do seu cão. O vídeo da Canine Behavior Academy mostra vários exemplos de linguagem coporal e sinais de calma.

 

Artigo adaptado de: Tails from the Lab