Registo
Foto Escovar os dentes do cão

Enquanto que para os humanos a escovagem dos dentes é um hábito diário, para os cães esta rotina é muitas deves desprezada. A limpeza regular dos dentes do seu cão irá ajudá-lo a manter a sua boca saudável poupando-lhe não só algumas idas ao veterinário mas também o agravamento do seu hálito!

Idealmente deve-se escovar os dentes todos os dias, mas mesmo que só tenha tempo para uma limpeza semanal já é extremamente benéfico.

" 80% dos cães com mais de 3 anos sofrem de doenças nos dentes e gengivas, causadas pela falta de higiene oral diária." HVR

Apesar de não ser muito comum os cães terem cáries, estão sempre vulneráveis a desenvolver tártaro e doenças nas gengivas, o que pode originar doença periodontal (doença dos dentes e gengivas) e potenciais infecções bacterianas. No mínimo, a escovagem regular evita que o tártaro acumule e que o veterinário tenha que proceder à sua remoção, o que na maioria das vezes é feito sob sedativos.

Evite todas as despesas e angústia e habitue-se a escovar os dentes do seu cão.

Escovas de dentes

Há vários tipos de escovas disponíveis no mercado. As mais comuns são:

- Dedais – especialmente indicados para cães de grande porte ou com uma boca grande.

Dedais para higiene oral disponível para venda aqui.

- Escovas duplas – permitem escovar ambas os lados dos dentes simultaneamente.

Escovas duplas para higiene oral disponível para venda aqui.

Caso não queira comprar uma escova específica para cães aconselhamo-lo a arranjar uma escova para crianças com uma cabeça pequena e macia. Não utilize nunca escovas duras pois estas irão ferir as gengivas do seu cão.

Pastas de dentes

Nunca utilize as pastas de dentes para humanos para lavar os dentes do seu cão! As pastas humanas tem sabão que se for engolido podem fazer com que o seu cão fique doente. As pastas veterinárias não têm sabão e podem ser engolidas, não precisando de enxaguar. Além do que, algumas pastas têm sabores que os cães adoram e que funcionam como um reforço positivo. Outras têm um sistema enzimático que ajuda a controlar a placa bacteriana. Pode encontrar diversos tipos de pastas aqui.

Se não tiver nenhuma pasta para cães, é preferível escovar apenas com escova e água do que usar produtos desenvolvidos para nós humanos.

Como escovar os dentes do cão?

Isto parece simples, mas o animal terá que se acostumar de forma gradual e o segredo é fazer com que ele disfrute da experiência – ou vá, que não seja uma experiência stressante. Durante todo o processo não se esqueça de o ir elogiando pelo seu bom comportamento.

1. Posição confortável – Para escovar os dentes do seu cão ele tem que estar calmo e relaxado. É importante que ele esteja confortável. Sente-se no chão e deixe que ele vá para o seu colo. Pode até colocar uma toalha à volta do corpo do animal ou até utilizar um colete especial para que ele relaxe.

2. Prepare as gengivas – Habitue o seu cão a ser tocado nas gengivas e dentes. Comece por tocar com o dedo (sem aplicar muita pressão) nas gengivas e nos dentes superiores. É possível que tenha que tenha que fazer várias sessões de preparação antes de iniciar a escovagem dos dentes.

3. Teste a pasta de dentes – Coloque um bocado de pasta de dentes no seu dedo indicador e ofereça ao cão para que ele se possa acostumar à textura e ao sabor. Se após alguns dias ele continuar a recusar a pasta então o melhor é comprar outra pasta de dentes.

4. Escove com pasta e dentes – Quando o seu cão já estiver acostumado a que lhe toque na boca, proceda à escovagem:

  • Levante o lábio superior e comece a escovagem. Comece a escovar suavemente só os dentes caninos para cima e para baixo até à linha da gengiva. Nesta fase, evite escovar os incisivos porque será a zona mais sensível durante a escovagem.
  • Vá progredindo devagar dos caninos para os dentes posteriores (molares e pré-molares), fazendo movimentos circulares.
  • Segure gentilmente o focinho para imobilizar o animal e levantando o lábio superior escove gentilmente os dentes incisivos com movimentos verticais como fez nos caninos.

Quando começar esta rotina?

Tal como nos humanos a limpeza dos dentes deve ser feita o mais cedo possível. Os cachorros têm 28 dentes de leite que serão totalmente substituídos por dentes definitivos até aos seis meses de idade. A partir dessa altura deve escovar os dentes do seu cão regularmente.

Quais os cães mais propensos a problemas orais?

Segundo a experiência do Hospital Veterinário do Restelo, as raças pequenas são mais propensas a desenvolver doença periodontal. “Comem mais alimento húmido, como as latas e comida caseira, e não passam tanto tempo entretidos a roer ossos e brinquedos”.

Escovar os dentes do seu cão é uma forma de ganhar a sua confiança. O cão terá que confiar em si e saber que você não o vai magoar – embora de início possa parecer assustador. Escovar requer paciência mas quando o seu cão já estiver acostumado, ele vai agradecer-lhe!

Referências: Hospital Veterinário do Restelo, Ondotovet