Registo
Foto Donos à rasca: Pug com 7 meses faz chichi em casa

Boa tarde, tenho uma cadela com 7 meses (Pug), eu vou com ela à rua fazer os xixis e tudo, faz na rua, mas continua a fazer em casa. Levo-a 4 vezes por dia à rua, que faço para isto mudar? Help...”

Calma. A sua Pug não faz isso para a chatear. Provavelmente, ela ainda não deve ter percebido que existem sítios específicos para urinar. A melhor maneira de acabar com o velho hábito de urinar em casa é criar um novo hábito e fazê-la assim esquecer o antigo.

Não a castigue nem a assuste

Alguns donos reprimem os seus cães quando os apanham a urinar em sítios não desejáveis. Para a maioria dos cães isto até pode funcionar, mas para alguns isto simplesmente ensina-lhes que devem urinar ou defecar longe da vista dos donos. Por outras palavras, aprendem a fazer as suas necessidades “às escondidas”.

Outros donos optam por estratégias mais radicais: quando o cão urina ou defeca em casa, aproximam o cachorro das necessidades e fazem-no ver o quanto isso é mau. Mais uma vez, alguns cães podem aprender que urinar em casa é “mau”. Outros aprendem que incidentes deste género fazem com que os humanos fiquem furiosos. Ou ainda pior, alguns cães pensam que os seus donos de vez em quando surtam!

Mude de estratégia

Leve-a a passear logo de manhã e dê-lhe tempo para que ela faça todas as necessidades. Assim que ela fizer, elogie-a, dê-lhe um biscoito e comece a brincar com ela. Deste modo, a cadela irá perceber que só depois de fazer as necessidades é que a brincadeira realmente começa.

Enquanto estiver em casa, vigie-a de perto e se observar algum sinal de que ela quer urinar leve-a imediatamente a passear. Um dos comportamentos que os cães têm quando se preparam para fazer as suas necessidades é começar a farejar e andar aos círculos num determinado espaço. As situações mais prováveis em que ela terá predisposição para urinar são: após comer, após beber água ou quando acorda de uma soneca. Depois destas situações, convém levar o animal à rua.

Se for à rua e o animal não fizer as necessidades, volte para casa e coloque-o na caixa transportadora por 30 minutos. Após esse tempo, vá novamente passeá-lo. Repita este processo até que faça as necessidades na rua.

Deixe a mensagem bem clara para a sua cadela: remova qualquer cheiro de urina/dejectos dos sítios onde ela costumava urinar ou defecar. Deste modo, apagam-se as recordações!

Recapitulando

Em casa: Supervisione ou mantenha a cadela sob controlo. Nas alturas em que a cadela tem maior predisposição para urinar (comer, beber, acordar) leve-a à rua.

Rua: Após fazer as necessidades, elogie-a ou recompense-a.

Bons treinos!