Registo
Foto Donos à rasca: o meu cão salta para cima das visitas

Tenho um cão com 6 meses de idade e sempre que recebo visitas ele salta-lhes para cima. Sempre foi assim, mas agora que está a crescer há amigos meus, principalmente os filhos que ficam com medo... Digo-lhe para parar mas nada... Será que é de ainda ser muito cachorro e com o tempo acalma?

O comportamento indesejável que relata poderá ter sido reforçado no início de vida do cão quando ele ainda era mais pequeno e as pessoas toleravam melhor os seus saltos, acariciando-o e dando-lhe atenção. Infelizmente este tipo de comportamento pode não desaparecer com a idade podendo até agravar-se.

Em vez de o reprimir sempre que ele salta para cima de alguém, o objectivo deverá ser ensinar-lhe a ter um comportamento desejável. Mas antes que isso aconteça, deverá prepará-lo para essa situação em pequenos exercícios que farão os dois juntos.

Recompense-o sempre que ele se senta para pedir algo, seja comida, um brinquedo ou até mesmo para sair do carro. Deste modo, quando o seu cão encontrar um novo “estímulo” que o deixa excitado com vontade de saltar (uma nova pessoa, no seu caso) ele ficará calmo e pedirá com educação para brincar ou lhe fazerem festinhas.

Ensinar o cão a pedir por favor

O segredo para ter um cão bem comportado é ensinar-lhe a “dizer” por favor. Quando os cães querem alguma coisa, devem pedir por favor sentando-se à sua frente. Por exemplo, antes de receber comida, uma recompensa ou o seu brinquedo preferido, um cão bem educado sentar-se-á. O mesmo se aplica a um novo convidado: o cão deverá respeitar o seu espaço e pedir educadamente para que lhe dêem atenção.

Estes exercícios de treino foram feitos na aula da comportamentalista e veterinária Dr. Sophia Yin, cujo vídeo se apresenta mais abaixo.

Treino 1:

  1. Tenha consigo alguns biscoitos para lhe dar como recompensa.
  2. Espere que o seu cão se sente à sua frente.
  3. Quando ele se sente, dê-lhe imediatamente um biscoito, antes de ele se levantar. Nota: O biscoito deve ser dado rapidamente ao nível da cabeça do cão, para que ele não tente saltar para o receber.
  4. Se ele saltar para cima de si, ignore-o mantendo uma postura direita ou pode mesmo virar-lhe as costas para tornar bem claro que quando ele salta, não recebe nenhum biscoito.
  5. Não fique sempre na mesma posição, dê uns passos para trás para que o cão se desloque até si e tenha que se sentar outra vez para que você lhe dê o biscoito. É importante que não lhe vire as costas, a menos se for para ignorar um comportamento indesejável. O cão deve estar sempre virado para si e atento a si.

Atenção: não deve dar nenhum comando verbal ao cão nem forçá-lo fisicamente a sentar-se.

Treino 2:

Se já repetiu umas tantas vezes os exercícios do treino 1, aumente o nível de excitação: corra para os lados e pare. O cão deverá sentar-se à sua frente à espera da recompensa. Nessa altura recompense-o imediatamente.

Treino 3:

Salte, faça barulhos e abane os braços e movimente-se. Se você tiver um bom timming e o seu cão for muito guloso então bastam alguns minutos para o treinar!

Já sabe pedir “por favor” e agora?

Segundo a Dr. Sophia Yin, ensinar o seu cão a pedir por favor é a base para ter um cão atento a si e com um comportamento calmo.  Por isso, agora que o seu cão já aprendeu a lhe pedir por favor em várias situações, é hora de introduzir as pessoas – em ambiente controlado. Não têm que ser necessariamente pessoas que nunca tiverem contacto com o cão, poderá ser um amigo seu que já o conheça.

O seu cão já sabe como se deve comportar quando lhe é apresentado um novo estímulo, agora deve dizer à pessoa como é que ele deverá reagir.

Se o cão saltar para cima do seu amigo este deverá virar-lhe as costas, sem se expressar nem interagir positivamente (dando-lhe as festas) ou negativamente (gritando) com o cão. Dar festas não fará com que o cão fique satisfeito ou pare de saltar, só irá fazer com que ele pense que está a ter um comportamento correcto. Por outro lado, num momento de excitação gritar pode excitar mais o cão, intensificando mais o seu comportamento negativo. Ao ignorar o cão o seu amigo está a tornar bem claro ao cão que, quando ele salta, não recebe atenção.

Quando o cão se sentar ou se acalmar, então o seu amigo pode começar a interagir com ele ou até dar-lhe um biscoito pelo seu bom comportamento.

Faça este exercício com vários amigos e só depois passe para as crianças – não arrisque que o seu cão possa aleijar uma criança ou alguém mais frágil. (Leia sobre Cães e crianças: a importância do primeiro contacto)

O seu cão irá perceber rapidamente que só terá a atenção e brincadeira dos seus convidados quando os aborda de maneira correcta.

Bons treinos!