Registo
Foto Donos à rasca: o meu cão rebola-se nas fezes de outros cães

À noite quando já quase ninguém anda na rua, solto o meu cão para ele poder andar a correr livremente. A mania de comer porcarias que encontra já quase lhe tirei, mas a mania de se rebolar nas fezes dos outros cães parece que lhe está no sangue! Porque é que ele faz isso? Como é que é possível desencorajar este comportamento?

Antes demais, descanse que não é a única. Muitos donos estão familiarizados com este tipo de comportamento. Seja em estrume de vaca, num animal morto ou simplesmente em fezes, para o seu cão todos estes odores são fragrâncias. Mas será que ele adora estes cheiros? Ou é apenas uma forma de camuflagem  já que os seus ancestrais faziam-no para não serem descobertos quando iam caçar?

Ainda ninguém sabe ao certo porque é que isto acontece, mas a treinadora e veterinária Dr. Sophia Yin após ter sido questionada decidiu investigar sobre mais sobre o tópico. Infelizmente, não encontrou na literatura científica estudos relacionados com este tipo de comportamento em cães. A conclusão mais próxima que tirou foi através de uma colega que se dedicava a estudar este tópico em lobos numa reserva semi-natural (Wolf Park).

Porque é que os lobos se rebolam em odores?

“Quando um lobo encontra um novo odor, primeiro cheira-o e depois esfrega-se nele entranhando o odor no seu corpo, especialmente na cara e no pescoço.  Quando volta para a sua alcateia, o grupo cumprimenta-o e investiga o novo cheiro. Isto faz-nos crer que possivelmente o comportamento do lobo (esfregar-se no odor) é só uma maneira de levar informação até à alcateia." Além disso, Pat Goodmann relata ainda que no Wolf Park, já chegaram a observar, por diversas vezes, membros da alcateia que rastrearam o cheiro até à sua origem.

Mas segundo Goodmann este ritual não está limitado a odores com mau cheiro. Durante os seus estudos, Goodmann colocou no parque diversos odores e descobriu que os lobos também se rebolam em odores bem cheirosos como extracto de menta, Chanel Nº5, repelentes, etc. Por isso, os cheiros não têm que ser necessariamente desagradáveis.

“Quando os tratadores metem repelentes contra as moscas nas orelhas dos lobos, alguns deles manifestam o seu desagrado. Mas, curiosamente, estes mesmos lobos também se esfregam nos mesmos repelentes quando estes são postos em determinadas zonas do parque para que os lobos possam descobrir.” Isto indica que, nos lobos, este comportamento não está limitado a odores que eles apreciem.

É possível que o comportamento do seu cão possa ser justificado pela necessidade de informar o resto do grupo sobre as descobertas que faz quando está fora de casa ou afastado de si.

Como posso prevenir que o meu cão se rebole em “porcaria”?

De acordo com Goodmann é difícil quebrar estes hábitos. Os lobos rebolam-se mesmo depois de terem sido apresentados ao mesmo odor por várias vezes. O mesmo acontece com os cães.

Como a probabilidade de encontrar estrume de vaca no parque é maior do que a de encontrar hortelã, o melhor mesmo é supervisionar de perto o seu cão. A Dr. Sophia Yin recomenda que os donos devem estar atentos aos odores que despertam o interesse dos seus cães e antes que o seu cão se esfregue desalmadamente numa matéria não desejada, chame-o para junto de si.

“Mantenha-o entretido com jogos divertidos e recompensas, para que ele se esqueça dos potenciais odores fedorentos e atractivos. O treino irá compensar pelo esforço e trabalho de dar banho ao cão e limpar o resto da casa."

Boa sorte!

 

Referência: Scent Rolling: Why Do Dogs Like to Roll in Smelly Scents?