Registo
Foto Comportamentalista revela 5 mitos caninos

O Dr. Carlos Siracusa, director dos serviços de comportamento animal da faculdade de Medicina Veterinária na Universidade da Pensilvânia, deu recentemente uma palestra cujo principal foco incidiu na desmistificação de alguns mitos que se criam à volta dos cães. Aqui ficam cinco dos mitos que foram abordados:

Mito 1. Os cães podem atacar sem dar sinal. Vejamos o exemplo do Pedro, um Pastor Alemão da Polícia do Texas que se tornou famoso no youtube pelo vídeo “Untamed and Uncut”, por atacar um jornalista enquanto este lhe fazia festas e o animal estava parado, aparentemente tranquilo, junto do seu treinador.

Facto: Na realidade, é possível ver durante as filmagens que Pedro exibia sinais de stress quando estava muito próximo do repórter. As suas orelhas estavam para trás; tentou aumentar a distância entre si e o repórter, afastando a cabeça; os seus lábios estavam puxados para trás e tensos; lambeu-se por várias vezes. Estes sinais de aviso são bem visíveis. Como tal, não é de espantar que ele tenha assumido um comportamento agressivo.

 

O Dr. Carlos Siracusa diz que existem cães com baixas capacidades comunicativas ou muito impulsivos, mas mesmo estes evidências sinais de aviso embora mais subtis (por exemplo, face rígida ou tensa).

Mito 2: Abanar a cauda é um aviso amigável.

Facto: Abanar a cauda significa que o cão está a interagir com alguém – está alguma pessoa, algum animal ou algum objecto coisa no radar do cão! – mas não é um grande indicativo de que tipo de interacção se trata. Observe primeiro as orelhas e os lábios do cão. Se a cauda estiver a abanar mas se as orelhas estiverem para trás, o cão está em alerta ou a sentir-se stressado. (leia o artigo Amigo ou inimigo? A cauda dá a resposta)

Mito 3: Treinar o seu cão, fará de si o elemento alfa.

Facto: Os cães não são lobos domesticados e não formam matilhas. Como tal, não existem membros alfa. Os cães apenas dependem dos seus donos. É uma questão de afectividade e não de dominância. (leia o artigo Os cães seguem os mais amigáveis e não os alfas)

Mito 4: O castigo irá fazer com que o cão se torne obediente e bem comportado.

Facto: Os castigos podem aumentar a ansiedade e esta por sua vez interfere com o treino. Procure aconselhamento junto de um treinador e comportamentalista canino.

Mito 6: Um cão que não exibe comportamento está tranquilo.

Facto: Um cão que mal reage ao seu dono pode ter sido treinado com castigos de tal forma traumatizantes ao ponto de não reagir. A ausência de resposta não é um objectivo que os donos devam procurar ter nos seus cães.

 

Adaptado: Lancaster online