Registo
Foto Cães na cama dos donos: Prós e Contras

Todos os cães querem passar o máximo tempo possível com os seus donos e quando chega a altura de dormir não é excepção. Dormir na mesma cama do dono é quase o sonho de qualquer cão!

Além de todas as utilidades que são reconhecidas aos cães (guarda, protecção, serviço, caça, pastoreiro, etc.), eles são cada vez mais associados como os nossos companheiros leais e como membros da família. Inquéritos realizados nos EUA demonstram que está a aumentar a relação e preocupação com os cães e que, consequentemente, o número de cães a dormir com os donos tem vindo a aumentar.

As opiniões diverguem no que toca a dormir ou não com os cães, não só em termos de modificação de comportamento dos mesmos como benefícios ou riscos que os seus donos podem vir a ter.

Prós

Ter um cão a dormir na sua cama pode criar uma sensação de segurança e conforto. Para além disso, está provado que os cães ajudam a diminuir a pressão arterial, diminuir o stresse e sentimentos de solidão.

No caso das crianças, o cão da família pode ser terapêutico especialmente para aquelas que sofrem de pesadelos, proporcionando uma sensação de segurança.

Há mesmo quem defenda que para cães que passam muito tempo longe dos donos isto pode ser uma forma de estabelecer uma ligação de proximidade para compensar as horas perdidas. 

Contras

Não se esqueça que por muito limpo que um cão esteja, ele anda na rua, cheira as fezes dos outros cães e outras “porcarias”, transportando consigo bactérias que podem eventualmente acabar na sua cama.

O Dr. Bruno Chomel, professor na Universidade da Califórnia alerta para o risco de transmissão de doenças contagiosas aos humanos através de bactérias, parasitas internos, externos e outras. “Dormir com o animais é cada vez mais comum e os riscos para crianças e pessoas com um sistema imunitário debilitado podem ser bastante graves”.

O seu cão também transporta alergénios e se por um lado alguns destes podem não ser prejudicais para si, outros podem ser (exemplo pólens).

Além disso, os cães mexem-se, esticam-se, e podem incomodar o sono dos donos. 

Considerações finais

A decisão de um cão dormir na cama do dono não é certa nem errada mas depende de si, enquanto dono, fazer essa escolha. Tenha atenção: depois do cão se habituar a dormir na cama do dono, é difícil mudar esta rotina. O cão pode não gostar de perder direitos e poderá mostrar-se agressivo quando o tentar afastar. No caso de viver com mais do que um cão, também poderão surgir disputas pelo melhor lugar.

Uma coisa é certa, decida você e não o seu cão. Muitas pessoas têm dificuldade em dizer "Não" ao cão quando este mete a primeira patinha para subir para a cama. No entanto, não hesite em fazê-lo especialmente se responder afirmativamente a pelo menos uma das seguintes questões:

  • O meu cão acorda-me durante a noite e passo o dia cansado por não conseguir dormir descansado?
  • O meu parceiro está descontente por ter de partilhar a cama com o cão? 
  • O meu cão está frequentemente exposto a situações que podem pôr em risco a minha saúde?
  • Sofro de alergias e a proximidade ao meu cão ainda me faz pior?

Pondere os prós e os contras, e escolha a melhor decisão para si!