Registo
Foto Cães e crianças: a importância do primeiro contacto

Os cães gostam de crianças com as quais se sentem confortáveis, 
as crianças gostam de cães com os quais se sentem confortáveis!

Nem todas as crianças têm contacto com cães ou percebem os seus sinais. Há crianças que passaram situações que as traumatizaram. Outras “herdaram” as fobias dos pais.

Os cães fazem parte da nossa sociedade e mesmo que não tenha nem nunca pense vir a ter um cão, mais tarde ou mais cedo, o seu filho irá estabelecer contacto com um, quer seja porque está um senhor na rua a passear um cão ou porque vai brincar a casa de um amigo que tem um.

Na maior parte das vezes, o primeiro contacto das crianças com os cães dita o quão bom será a relação futura entre ambos. Por isso, é importante ensinar às crianças e aos cães como se hão-de comportar uns ao pé dos outros, ao invés de ficar à espera que o melhor aconteça.

Tome controlo da situação

Se quer introduzir o seu cachorro ao filho da sua melhor amiga comece por sociabilizar o seu cão em diferentes ambientes, pessoas e situações (saiba como sociabilizar o seu cão aqui). Utilize o treino por clicker para lhe indicar os comportamentos desejáveis e recompense-o com os seus snacks preferidos.

Quanto à criança, explique-lhe como se deve comportar quando está ao pé de um cão. Além disso, explique-lhe o que o som do clicker significa: “quando o clicker emite som é porque o cão está a ter um bom comportamento”, isto fará com que ela perceba o que está a acontecer no momento em que estiver próximo do cão.

As crianças adoram imaginar. Pegue nesse talento e construa um pequeno cenário onde lhe explicará como se deve comportar. Para algumas crianças até um cão de peluche pode ser um verdadeiro desafio!

Abordar um cão na rua

Pedir às crianças que peçam ao dono se podem ou não tocar no cão por vezes não é o suficiente. Muitas crianças não esperam pela resposta e partem logo para o contacto. Há donos, que quando vêm o desejo da criança em tocar/brincar com o cão sentem pressão para dizer sim. No entanto, ninguém está a perguntar ao cão se ele quer.

Quando vejo um cão na rua e quero fazer uma festinha, o que devo fazer?

  • Mantém a distância e pergunta ao dono do cão se podes fazer festinhas
  • Se sim, convida o cão a vir ao teu encontro de forma amigável. Não vás ao encontro dele, deixa que ele vá até ti.
  • Se o cão não vier é porque não lhe apetece. Não o obrigues, respeita-o.

Quando as crianças sabem o que fazer quando estão perto de cães, elas sentem-se mais seguras. Ensine as crianças a perceberem como é que os cães se comportam e como os devem abordar. Desde pinturas a jogos de teatro, há várias maneiras para conhecer melhor os nossos amigos de quatro patas.

Muitos dos ataques a crianças podem ser evitados se estas se souberem comportar perto deles. Situações simples como ensinar às crianças que não se deve chatear o cão quando ele está a comer ou a dormir, podem evitar tragédias. Infelizmente nem todos os adultos sabem como se comportar na presença de cães e, por isso, não ensinam os seus filhos.

Referência: Dogs for Defense K-9