Registo
Foto Buscar e devolver o brinquedo

A maior parte das pessoas pensa que todos os cães têm um dom natural de ir buscar e devolver coisas. A verdade é que muitos cães adoram correr atrás de brinquedos, mas nem todos os gostam de devolver! Neste artigo pretendemos explicar o porquê e inumerar uma série de exercícios que pode fazer para que o seu cão aprenda a devolver-lhe o brinquedo e, deste modo, tornar as brincadeiras de fetching perfeitas!

Porque é que o cão não dá o brinquedo?

O cão não dá porque pensa que vai perder o brinquedo e a brincadeira vai acabar!

Porque é que gritar ou bater no cão não é um método eficiente?

Se chamar o cão até si e se este não lhe der a bola e se nessa altura lhe bater, o cão poderá pensar duas vezes na próxima vez que o chamar, pois terá medo que lhe bata. Ou seja, além de o cão não aprender a dar a bola, aprenderá que quando o chamam pelo seu nome acontece uma consequência negativa e, por isso, deixa de reproduzir esse comportamento (deixa de vir à chamado do nome).

Gritar também não adianta, só vai fazer com que o cão puxe com mais intensidade pois pensa que faz parte da brincadeira!

Objectivo: Mostrar ao cão que coisas boas acontecem quando ele dá a bola! (Reforço positivo)

Técnica 1: trocar bola por biscoito

Quando o cão se aproximar ofereça-lhe uma recompensa e espere que ele largue a bola. Nessa altura diga “larga” ou “dá” e dê-lhe imediatamente a recompensa. Quando der o comando não use um tom agressivo ou intimidador, pois isto só fará com que ele agarre a bola mais firmemente.

Dica: utilize biscoitos irresistíveis para o seu cão. Ou treine-o quando ele estiver de barriga vazia.

Técnica 2: trocar a bola por bola

Quando o cão se aproximar brinque com outra bola, assim que ele largar a que tem na boca atire-lhe a segunda. Deste modo ele aprenderá que, quando larga a bola, a brincadeira continua. O objectivo aqui não é aprender o comando “larga”, mas dar continuidade à brincadeira.

 
Técnica 3: Peça com jeitinho

Alguns cães gostam mais de bolas do que biscoitos e no momento da brincadeira não há melhor recompensa do que aquela que está na sua boca. Nesse caso, quando o cão vem até si pegue na bola que está na sua boca e diga “larga”. Atenção não puxe a bola, isto só fará com que o cão pense que vai começar outra brincadeira. Não repita muitas vezes o comando, "larga larga larga" - espere pacientemente. Convém também mencionar mais uma vez que este comando não deve ser dado de forma agressiva ou intimidatória, pois isto só fará com que ele agarre a bola ainda mais firmemente. Assim que o cão largar, elogie-o e atire novamente a bola.

 

Dicas gerais:

  • Treine pequenas distâncias: no início, para poder treinar o “larga a bola”, não atire para muito longe. É melhor atirar para perto para que o cão volte rapidamente para junto de si e consiga fazer mais repetições.
  • Treine o comando larga antes de ir até ao parque.
  • Dê rapidamente as recompensas, sejam elas biscoitos ou brinquedos, para que o cão possa associar o seu bom comportamento à recompensa.

O seu cão devolve os brinquedos facilmente? Como é que o ensinou?