Registo
Foto Artrite canina

A artrite não afecta só os humanos, afecta também os cães e gatos. A grande diferença entre a artrite canina e a humana, é que o cão não nos consegue dizer o que está errado. É-nos impossível descrever a dor que eles sentem quando tentam levantar-se, subir as escadas ou a tentar subir as para o sofá. Como dono, é sua responsabilidade procurar alguns sinais de artrite, especialmente à medida que o seu cão envelhece.

A artrite afecta 1 em cada 5 cães e é a causa mais comum de dor crónica. Existem dois tipos de artrite que afectam os cães: a Osteoartrite e a Doença Articular Degenerativa.

O que é a Artrite?

Artrite significa inflamação das articulações. Isto acontece quando a cartilagem que protege as articulações sofre danos ou o líquido que as lubrifica  (liquido sinovial) diminui. As articulações mais afectadas são as da anca, joelhos, ombros, pulsos e cotovelos.

Imagens radiográficas de osteoartrite e doença articular degenerativa: joelho (esquerda), cotovelo (meio) e anca (direita).

Infelizmente não existe uma cura conhecida para a artrite do cão. A chave para manter o seu cão livre de dor é a prevenção.

Algumas raças são mais susceptíveis de desenvolver artrite que outras. A maior parte destas raças são raças grandes como o Golden Retriever, Labrador, Rottweiler, São Bernardo, Pastor Alemão, Chow Chow, Dogue Alemão, entre outras.

Articulação saudável (lado esquerdo) e articulação afectada por Osteoartrite (lado direito).

Quais as causas da artrite?

Entre as principais causas de artrite estão a má nutrição, obesidade, trauma do esqueleto, das articulações e dos ligamentos e má formação da estrutura óssea.

Como é que se posso prevenir a artrite?

Apesar da artrite ser muito comum e poder resultar da normal atividade do dia-a-dia, existem coisas que pode fazer para prevenir o seu aparecimento.

Dieta e exercício são dois factores muito importantes. Ofereça-lhe uma dieta equilibrada que o mantenha em forma e evite dar-lhe comida da nossa porque propicia ganho de peso e consequente stress sobre as articulações e ossos. O exercício regular fortalece os músculos e torna as articulações mais flexíveis.

Qualquer trauma que ocorra na vida do seu cão é importante que receba atenção veterinária, uma vez que cicatrizações indevidas podem conduzir a artrite.

Sabia que

  • Existem certas raças de cães com maior predisposição para vir a sofrer de artrite.
  • Uma dieta equilibrada e exercício regular são a chave na prevenção da artrite.
  • Se aplicar calor nas articulações (saco de água quente, p.ex) está a aliviar a dor e a inflamação!

Que sintomas deve procurar no meu cão?

Ganho ou Perda Peso – O seu cão pode perder ou ganhar peso se sofre de artrite. Provavelmente dormirá mais do que era habitual e terá menos vontade para brincar ou passear na rua. Depressão é também um dos sintomas que poderá notar no seu cão.

Dificuldade em sentar ou estar de pé – Para o seu cão poderá ser difícil andar da maneira correta. Os primeiros passos podem ser rígidos e dolorosos.

Diminuição do interesse pela brincadeira – Uma vez que o seu cão anda cheio de dores, não mostra grande interesse ou excitação para brincar ou correr. O seu amigo poderá parar durante um passeio e querer voltar para casa. Até os biscoitos parecem perder o interesse quando a artrite está presente.

Hesitação para subir as escadas ou saltar – Saltar para o sofá pode não ser possível para um cão que sofre de artrite. O seu cão que costumava dormir ao seu lado, poderá optar por dormir no chão só para não ter que saltar.

Claudicação de um ou mais membros – Poderá notar que o seu cão coxeia de uma pata ou de outra de forma intermitente; poderá parecer-lhe que coxeia mais quando ele se levanta e depois até melhora.

Alterações de humor – O seu cão pode não lhe apetecer brincar ou ir ter consigo quando o chama. Devido à dor, o seu animal poderá ficar muito irritado quando lhe tocam ou quando o forçam a fazer qualquer coisa e pode resmungar, gemer, rosnar!!

A dor da artrite pode causar doença no seu cão. Assim, pode surgir perda de apetite e febre. Outro sinal que poderá significar artrite é a lambedura exaustiva, ou seja, o seu cão lambe incansavelmente a zona com dor por forma a aliviar a dor.

Qual o tipo de tratamento?

Hidroterapia

Uma vez percebido que o seu cão sofre de artrite é importante começar o tratamento quanto antes. De entre as opções de tratamento para a artrite temos a fisioterapia e reabilitação física, medicação, suplementos naturais e em algumas situações a cirurgia.

A maior parte dos tratamentos da artrite são uma tarefa para o resto da vida do seu melhor amigo. Com estes tratamentos o seu amigo andará contente, confortável e sem dor. É importante que converse com o seu veterinário regularmente sobre o ou os melhores métodos, exercícios e medicamentos que tem a disposição para manter controladas as articulações sofridas do seu cão.