Registo
Foto A importância de uma alimentação variada

O seu cão é daqueles que sempre comeu a mesma ração quase toda a sua vida? Temos uma novidade para si: apesar da maioria dos cães não serem “esquisitos”, é importante mudar periodicamente a ração que dá ao seu cão. Há muito boas razões para isso:

1. O organismo dos cães está preparado para consumir uma grande variedade de alimentos de modo a obter diferentes vitaminas e minerais. Alterar de vez em quando a ração do seu cão não só não faz mal como é até benéfico para o mesmo.

2. Não existe nenhuma ração no mercado que tenha uma “receita mágica” com todos os nutrientes necessários, nas quantidades certas, para qualquer indivíduo. Alternar periodicamente de comida ajuda a assegurar que o seu cão não sofrerá de nenhuma deficiência dietética nem terá excessos acumulados durante muito tempo.

3. É a variedade que dá sabor à vida! Quem é que quer comer a mesma comida todos os dias? Será que você conseguia? Durante meses? Anos?? Variar a alimentação do seu cão faz com que ele não fique aborrecido ou frustrado com a comida. Claro que estamos a falar de mudanças periódicas e não alterar a comida ou adicionar guloseimas sempre que o seu cão não quer comer.

4. O Mais Importante: Ajuda a evitar alergias. A grande maioria das alergias desenvolve-se com a exposição constante de um mesmo ingrediente durante muito tempo. De facto, não é uma mera coincidência o facto dos alergénicos mais comuns serem compostos que foram usados durante anos em rações. Hoje em dia, o conselho de muitos nutricionistas é que alimentar os cães com uma grande variedade de comida, preferencialmente desde cedo, ajuda a evitar o desenvolvimento de alergias. 

Por isso mesmo é importante que alterne, uma vez por outra, a alimentação do seu cão. Mas não se limite a alternar de uma ração de galinha para outra do mesmo sabor só de marca diferente. Procure alternar os ingredientes principais. Assim, se o seu cão estiver a comer uma ração cujo ingrediente principal é galinha mude para uma ração cujo ingrediente principal seja vaca, ou cordeiro, ou peixe, etc. Faça o mesmo para os restantes ingredientes principais. (aprenda a ler os rótulo das rações aqui).

Não obrige o seu cão a dizer "basta"!

É preciso mudar de marca cada vez que quero mudar de alimentação?

Não necessariamente. Olhe para os ingredientes nas diferentes fórmulas da marca. Qual a diferença? Se apenas o primeiro ingrediente for diferente então deve mudar para uma outra marca. Se muitos dos ingredientes, incluindo os principais forem diferentes então não há necessidade de mudar de marca. O objectivo é assegurar que a dieta do seu cão é composta por uma diversidade de alimentos.

De quanto em quanto tempo é que devo mudar de comida?

No mínimo de 3 em 3 meses, mas pode alternar com mais frequência. Se o sistema digestivo do seu cão não se queixa sempre que muda de comida, pode até considerar mudar de comida sempre que termina um saco de ração.

É preciso mudar de marca cada vez que quero mudar de alimentação?

Não necessariamente. Olhe para os ingredientes nas diferentes fórmulas da marca. Qual a diferença? Se apenas o primeiro ingrediente for diferente então deve mudar para uma outra marca. Se muitos dos ingredientes, incluindo os principais forem diferentes então não há necessidade de mudar de marca. O objectivo é assegurar que a dieta do seu cão é composta por uma diversidade de alimentos.

Posso misturar duas comidas?

Misturar duas comidas ajuda certamente a garantir os nutrientes necessários para o seu cão. No entanto, não fornece ao cão uma alimentação variada e não satisfaz o critério de evitar uma exposição prolongada dos mesmos ingredientes. Se escolher misturar duas comidas não siga esse regime religiosamente durante anos, pois é como se estivesse a alimentar o seu cão com uma única ração. Vá variando as rações da mistura.

Qual a maneira mais indicada para mudar de ração?

O melhor é fazer uma mudança gradual. Ainda que nem todos os cães sejam sensíveis a mudanças de comida, é melhor “jogar pelo seguro”. A maneira mais fácil é misturar a antiga ração com a nova e dar a mistura durante cerca de uma semana. Comece por misturar 25 % da nova com 75 % da ração antiga e vá aumentando até chegar a 100 % da nova ração.

O meu cão não vai ficar mal habituado e mais “picuinhas” com a comida?

Não, é mais provável que o contrário aconteça. Alterar a comida todos os meses ou em cada dois ou três meses fará com que o seu cão mantenha interesse na comida. O que torna um cão “picuinhas” é servir-lhe sempre algo diferente quando este não tem interesse pela sua comida. Tal como as crianças, o cão irá aprender rapidamente a rejeitar a sua comida para que a “mãe” lhe cozinhe algo melhor! Ao invés disso, defina os horários de refeição do seu cão e se ele não comer nos 20 minutos seguintes retire-a. Não lhe dê guloseimas até à próxima refeição.

Variar a dieta do seu cão com novas rações é também uma maneira de ficar a par das melhores rações que o mercado tem para oferecer. À medida que se vai descobrindo mais acerca dos cães, as fórmulas das rações vão-se adaptando, e o que era considerado o melhor há 20 anos atrás pode não ser o melhor nos dias que correm.

Fonte: DogFoodAnalysis