Registo
Foto 7 Passos para melhorar a relação com o seu cão

Você adora o seu cão e o seu cão adora-o! Não temos dúvidas disto. Mas ainda assim continue a ler este artigo...

Sabia que a maioria dos problemas comportamentais que se desenvolvem nos cães devem-se à relação com os seus donos? E que, para alterar ou melhorar estas relações não basta mimá-los, dar-lhes biscoitos ou presenteá-los com novos brinquedos? Às vezes, é preciso que o dono se comprometa a ter disciplina e liderança para dar ao cão aquilo que ele precisa.

Ficam aqui 7 passos que o podem ajudar a manter uma relação saudável com o seu cão, livre de problemas e crises!

Pare de dar comida à descrição ao seu cão

Quando dá de comida à descrição ao seu cão, ele assume que não precisa de si para ter acesso ao bem tão preciso que é a comida – porque o seu comedouro está sempre cheio! Adopte horários para refeições do seu cão, dê-lhe uma quantidade limitada mas faça-o sempre após ele obedecer a um comando seu – a comida será desta forma a sua recompensa!

Vá passear com o seu cão

Trela Flexi, disponível aqui.

Dar um passeio organizado com o seu cão é uma óptima maneira de se exercitarem e passarem tempo de qualidade juntos. Ambos devem estar ao mesmo ritmo, ou seja, o cão deve caminhar junto de si e enquanto que uma paragem para a casa de banho é permitida, cheirar todas as árvores e marcar território a cada passada não deve ser. O objectivo é caminharem juntos e em harmonia, sem distracções.

Arrume os brinquedos

Kongs disponíveis aqui.

O seu cão espalha os brinquedos pela casa toda e quem lá entra pensa que tem crianças em casa? Guarde os brinquedos e quando achar que é hora da brincadeira, dê-lhos. Quando for altura de parar, recolha-os. Isto é mais uma maneira de incutir disciplina e educação ao seu cão. 

Ensine algo ao seu cão

Domino de Nina Ottosson, disponível aqui.

Estimular a mente do cão é tão importante quanto fazer exercício físico – ficaria surpreso com o quão rapidamente o seu cão se cansa após uma sessão de treino mental. Faça jogos interactivos com o seu cão ou ensine-lhe a sentar, a dar a pata ou outros truques, até jogos básicos põem a mente do seu cão a trabalhar.

Não esteja sempre “colado” ao seu cão

É importante que se crie uma certa distância do cão para que ele consiga lidar com a ausência do dono. Por exemplo, se o seu cão dorme no seu quarto, arranje-lhe um sítio noutra divisão da casa para ele dormir. Deixe também, uma vez por outra, o seu cão em casa e aos poucos ele não será tão dependente de si. A criação de espaço e alguma separação poderá evitar que o cão sofra de separação por ansiedade

Pare de tratar o seu cão como uma criança

Apesar de certos aspectos da educação de um cão serem semelhantes à educação de uma criança, os cães não são crianças peludas. Um cão têm que ser tratado como cão para que possam atingir todo o seu potencial – claro, isto não implica faltas de respeito.

Esqueça o passado, foque-se no presente

Isto é especialmente importante se o seu cão tiver sido resgatado de uma situação complicada. Muitas pessoas tendem a mimar demasiado os cães, pensando que só assim ficarão melhores e esquecerão os seus traumas. É importante seguir em frente e fornecer-lhes as interacções e disciplina necessárias para o cão ser equilibrado.