Registo

Aparência Geral

O Husky Siberiano é um cão de trabalho de tamanho médio, rápido e leve nas patas e livre e gracioso em acção. Com um corpo moderadamente compacto e bem peludo, orelhas erectas e cauda em pincel revelam a sua herança nórdica. A sua movimentação característica é suave e aparentemente sem esforço. Realiza a sua função original a puxar trenós da maneira mais eficiente, transportando cargas leves a uma velocidade moderada, atravessando grandes distâncias. As proporções do seu corpo e forma reflectem esse equilíbrio básico de força, velocidade e resistência. Os machos da raça Husky Siberiano são masculinos, mas nunca grosseiros; as fêmeas, bem femininas, mas sem fraqueza de estrutura. Em bom estado, com músculos firmes e bem desenvolvidos, o Husky Siberiano não transporta peso excessivo.

Cabeça

Crânio

De tamanho médio e proporcional ao corpo; ligeiramente arredondado no topo e estreitando a partir do ponto mais largo para os olhos.

Stop

Bem definido.

Trufa

Preta nos exemplares de cor cinza, castanhos ou pretos; chocolate em cães de cor cobre; pode ser cor de carne em cães brancos. A cor rosa "nariz de neve» é aceitável.

Chanfro

De comprimento médio e de largura média, estreitando gradualmente para a trufa, com a ponta nem pontiaguda nem quadrada. A cana nasal é recta do stop até à ponta.

Lábios

Bem pigmentados e justos.

Maxilas

Mordedura em tesoura.

Olhos

Amendoados, moderadamente espaçados e subtilmente oblíquos. Os olhos podem ser castanhos ou azuis; um olho de cada cor ou parti-coloridos são aceitáveis. A expressão é penetrante, porém amigável, interessada e até um pouco maliciosa.

Orelhas

De tamanho médio, de forma triangular, bem ajustadas e implantadas no alto da cabeça. São grossas, bem forradas, ligeiramente arqueadas na parte posterior e rigidamente empinadas, com as pontas ligeiramente arredondadas para cima.

Pescoço

De comprimento médio, arqueado e portado orgulhosamente erecto quando o cão está em pé. Ao mover-se em trote, o pescoço estende-se de modo que a cabeça seja portada ligeiramente para a frente.

Tronco

Dorso

Recto e forte, com uma linha superior nivelada do garrote à garupa. De comprimento médio, sem ser curto nem excessivamente longo.

Lombo / Rim

Esticado e seco; mais estreito que a caixa torácica e com um ligeiro esgalgamento.

Garupa

Inclinada em relação à coluna vertebral. Nunca tão inclinada que restrinja o impulso para trás das pernas traseiras.

Peito

Profundo e forte, mas não muito largo, com o ponto mais profundo logo atrás e no nível dos cotovelos. As costelas são bem arqueadas desde a espinha dorsal, mas achatadas nas laterais para permitir a liberdade de acção.

Cauda

A cauda bem peluda tipo" escova de raposa" forma-se exactamente abaixo do nível da linha superior e é geralmente portada sobre o dorso numa graciosa curva de foice, quando o cão está atento. Quando levantada para cima, a cauda não descai para ambos os lados do corpo. A cauda direita é normal para o cão, quando em repouso. A pelagem na cauda é de comprimento médio e possui aproximadamente o mesmo comprimento em cima, dos lados e em baixo, dando a aparência de uma escova redonda.

Membros Anteriores

Quando em pé e visto de frente, as pernas são moderadamente afastadas, paralelas e rectas. O osso é substancial mas nunca pesado. O comprimento da perna do cotovelo ao solo é ligeiramente maior do que a distância a partir do cotovelo para o topo do garrote. Os ergôs nos membros anteriores podem ser removidos.

Cotovelos

Rentes ao corpo e não virando nem para dentro nem para fora.

Ombros

A escápula é bem angulada. Os ângulos do braço são ligeiramente para trás da ponta do ombro ao cotovelo, e nunca perpendicular ao solo. Os músculos e ligamentos que seguram os ombros no tórax são firmes e bem desenvolvidos.

Carpos

Fortes mas flexíveis.

Metacarpos

Vistos de lado, os metacarpos são ligeiramente inclinados.

Membros Posteriores

Quando em pé e vistos por trás, as pernas traseiras são moderadamente espaçadas e paralelas. Os ergôs, se existirem, são para ser removidos.

Coxas

Bem musculadas e poderosas.

Joelhos

Bem angulados.

Jarretes

Bem definidos e baixos.

Pés

De forma oval, mas não muito. As patas são de tamanho médio, compactas e bem peludas entre os dedos e as almofadas. As almofadas são duras e densamente acochoadas. As patas não viram nem para fora nem dentro, quando o cão está em posição natural.

Movimento

A movimentação característica do Husky Siberiano é suave e aparentemente sem esforço. Ele é rápido e vivo, e no ringue de exposições mostra um trote moderadamente rápido, exibindo bom alcance nos anteriores e boa propulsão nos posteriores. Quando visto de frente e de trás, enquanto se move numa caminhada, o Husky Siberiano não faz trilha única, mas quando a velocidade aumenta o ângulo interior das pernas caminha gradualmente para dentro até que as almofadas caem numa linha directamente abaixo do centro longitudinal do corpo. Conforme as pegadas convergem, os anteriores e os posteriores movimentam-se para a frente sem que nem os cotovelos, nem os joelhos virem para dentro ou para fora. Cada perna traseira  move-se no caminho da pata dianteira do mesmo lado. Enquanto o cão está em movimento, a linha superior permanece firme e nivelada.

Pelagem

A pelagem do Husky Siberiano é dupla e de comprimento médio, dando uma aparência bem peluda, mas nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão. O subpêlo é macio e denso e de comprimento suficiente para suportar a pelagem  exterior. Os pêlos que protegem o revestimento exterior são rectos e suaves, nunca ásperos ou eriçados. Deve notar-se que a ausência do subpêlo durante a estação de queda é normal. Aparar os bigodes e tufos entre os dedos e à volta das patas para exibir um aspecto mais limpo é permitido. Tosquia em qualquer outra parte não deve ser tolerada e deve ser severamente penalizada.

Cores

Todas as cores do preto ao branco puro são permitidas. A variedade de marcações na cabeça é comum, incluindo muitas combinações não encontradas em outras raças.

Dimensões

Proporções importantes

De perfil, o comprimento do corpo, desde o ponto do ombro até ao ponto posterior da garupa é ligeiramente maior do que a altura do corpo a partir do solo até ao garrote. A distância entre a ponta da trufa e o stop é igual à distância entre o stop e o occipital.

Altura ao garrote nos machos

53,5 a 60 cm.

Altura ao garrote nas fêmeas

50,5 a 56 cm.

Peso

O peso é proporcional à altura. As medidas mencionadas representam a altura extrema e limites de peso sem preferência dada a um dos extremos. Qualquer aparência excessiva de tecido ósseo ou peso deve ser penalizada.

Peso Machos

20,5 a 28 kg

Peso Fêmeas

15,5 a 23 kg.

 

Comportamento

O temperamento característico do Husky Siberiano é amigável e gentil, mas também alerta e independente. Não exibe as qualidades possessivas do típico cão de guarda, nem é muito desconfiado com estranhos ou agressivo com outros cães. Alguma medida de reserva e dignidade podem ser esperadas de um cão adulto. A sua inteligência, tratabilidade e disposição ansiosa, torna-o num companheiro agradável e um trabalhador voluntário.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

  • Crânio: cabeça grosseira ou pesada, cabeça muito cinzelada.
  • Stop: insuficiente.
  • Focinho: Muito pontiagudo ou grosseiro; muito curto ou muito longo.
  • Maxilares / Dentes: Qualquer mordida que não seja mordedura em tesoura.
  • Olhos: Inserção oblíqua ou muito próximos.
  • Orelhas: Muito grandes em proporção à cabeça; conjunto muito grande, não erectas.
  • Pescoço: Muito curto e grosso; muito longo.
  • Dorso: Dorso fraco, linha superior inclinada; dorso arqueado.
  • Peito: Muito largo; costelas em barril ;costelas demasiado planas ou fracas.
  • Cauda: Cauda com crespos; cauda muito peluda; cauda de inserção muito baixa ou muito alta.
  • Ombros: Ombros rectos; ombros soltos.
  • Anteriores: Metacarpos fracos; ossos muito pesados; muito estreitos ou muito largos na frente; cotovelos para fora.
  • Posteriores: Joelhos rectos, jarretes de vaca; muito estreitos ou muito largos na traseira.
  • Pés: Dedos macios ou afunilados; patas muito grandes e desajeitadas; patas muito pequenas e delicadas; virando dentro ou para fora.
  • Marcha / Movimento: Empinando, curto ou marcha instável, marcha pesada ou circulante.
  • Pêlo: Pelagem longa, áspera ou felpuda; textura muito áspera ou sedosa; corte de pelagem, excepto conforme permitido acima.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Machos com mais de  60 cm e fêmeas com mais de 56 cm.
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

Sem resumo histórico.

Outros

Utilização

Cão de trenó.

Provas de Trabalho

Não

Notas

  • Sumário Importante: As características mais importantes do Husky Siberiano são o tamanho médio, ossatura moderada, proporções bem equilibradas, a facilidade e liberdade de movimentos, pelagem apropriada, cabeça e orelhas agradáveis, cauda correcta e boa disposição. Qualquer aparência excessiva de tecido ósseo ou peso, movimento restrito ou desajeitado, pelagem longa e áspera devem ser penalizados. O Husky Siberiano nunca parece pesado ou grosseiro a ponto de sugerir um animal de carga, nem tão leve e frágil para sugerir um animal de corrida. Em ambos os sexos, o Husky Siberiano transmitem a aparência de serem capazes de grande resistência. Além das falhas já apontadas, as falhas óbvias estruturais comuns a todas as raças são tão indesejáveis ​​no Husky Siberiano como em qualquer outra raça, embora elas não sejam especificamente mencionadas aqui.
  • Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos no escroto.

Número do estalão 270

Data de publicação do estalão de origem em vigor 2 Fevereiro 1995

Data da última revisão Doglink 7 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale