Registo

Aparência Geral

Activo, compacto, curto e quadrado e de estatura média. Rugas sobre o crânio e o garrote, orelhas pequenas e focinho de «hipopótamo» conferem ao Shar Pei uma aparência única. Os machos são maiores e mais potentes que as fêmeas.

Cabeça

Um pouco grande em proporção ao corpo. Rugas na testa e nas bochechas estendem-se para baixo formando barbelas.

Crânio

Plano e largo.

Stop

Moderado.

Trufa

Grande, larga, de preferência preta, mas de qualquer cor, conforme a cor da pelagem, é no geral permitida. Narinas abertas e largas.

Chanfro

Uma característica distinta da raça. Largo desde a raiz até à ponta do nariz, sem redução gradual. Os lábios e a parte superior do focinho são bem acolchoados. Protuberância na base da trufa permitido.                                  

Boca

Língua, céu da boca, gengivas e lábios de cor preto azulado (é a cor preferida). Manchas rosas são permitidas na língua. Língua cor de rosa sólida é altamente indesejável. Em cães de coloração diluída a língua é de cor lavanda sólido.

Maxilas e Dentes

Maxilas fortes com uma mordedura em tesoura perfeita, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e estão inseridos ortogonalmente aos maxilares. Espessura do lábio inferior não deve ser tão excessiva que interfira com a mordida.

Olhos

Escuros, amendoados, com uma expressão carrancuda.Cor clara é permitida em cães de cor clara. Função do globo ocular ou das pálpebras não perturbado pela pele extra, dobras ou pêlos. Qualquer sinal de irritação do globo ocular ou pálpebras é altamente indesejável. Livre de entrópio.

Orelhas

Muito pequenas, bem espessas, formato triangular equilátero, ligeiramente arredondadas nas pontas e inseridas altas no crânio com pontas viradas em direcção aos olhos; bem separadas e perto de crânio. Orelhas "picadas" são altamente indesejáveis.

Pescoço

De comprimento médio, forte, bem inserido nos ombros. A pele solta abaixo do pescoço não deve ser excessiva.

Tronco

Dobras de pele no corpo em cães adultos são altamente indesejáveis, excepto no garrote e na base da cauda, ​​que mostram moderadamente dobras.

Dorso

Curto e forte.

Linha Superior

Desce ligeiramente atrás do garrote; em seguida, levantando-se ligeiramente sobre o lombo.

Lombo / Rim

Curto, largo e ligeiramente arqueado.

Garupa

Plana.

Linha inferior e ventre

Sobe levemente em baixo do lombo.

Peito

Largo e profundo peito, atingindo o cotovelo.

Cauda

Grossa e redonda na raiz, estreitando para a ponta fina. A cauda é inserida bem alta, uma característica da raça. Pode ser portada alta e curvada, numa curva enrolada ou curvada para os lados da parte traseira. A falta total ou parcial de cauda é altamente indesejável.

Membros Anteriores

Pernas dianteiras aprumadas, de comprimento moderado, boa ossatura. A pele nas pernas da frente não mostram nenhuma ruga.

Ombros

Musculados, bem colocados e inclinados.

Metacarpos

Ligeiramente inclinados, fortes e flexíveis.

 

Membros Posteriores

Musculados, fortes, moderadamente angulados, perpendiculares ao solo e paralelos uns aos outros, quando vistos de trás. Rugas nas coxas, metacarpos traseiros, assim como o espessamento da pele em jarretes são indesejáveis.

Jarretes

Bem descidos.

Pés

De tamanho médio, compactos, espalmados. Dedos bem arqueados. Patas livre de ergôs.

Movimento

O movimento preferido é o trote. A movimentação é livre, balanceada, activa, com bom alcance em frente e forte propulsão dos posteriores. Os pés tendem a convergir para uma linha central quando a velocidade aumenta. Marcha empolada indesejável.

Pelagem

Uma característica distinta da raça: curta, dura e eriçada. A pelagem é recta e separada sobre o corpo, mas geralmente lisa nos membros. Não possui subpêlo. A pelagem pode variar em comprimento de 1 cm a 2,5 cm. Nunca tosquiado.

Cores

Todas as cores sólidas aceitáveis, excepto branco. Parte da cauda e membros posteriores frequentemente de uma cor mais clara. Sombreado mais escuro nas costas e nas orelhas é admissível.

Dimensões

Proporções importantes

A altura do Shar Pei ao garrote é aproximadamente igual ao comprimento do corpo, especialmente nos machos. O comprimento da trufa até ao stop é aproximadamente igual ao comprimento do stop ao occipital.

Altura ao garrote 

44 a 51 cm.

Comportamento

Calmo, independente, leal e afectuoso com a sua família.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como defeito e será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

Faltas graves

  • Desvio da mordedura em tesoura.
  • Focinho pontiagudo.
  • Língua manchada (com excepção língua manchada de rosa).
  • Orelhas grandes.
  • Cauda com inserção baixa.
  • Pelagem com mais de 2,5 cm.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Focinho plano com prognatismo superior e inferior.
  • Língua sólida rosa.
  • Lábio inferior enrolado, interferindo com a mordida.
  • Olhos salientes e redondos. Ectrópio, entrópio.
  • Peles, dobras ou pêlos que perturbem o funcionamento normal dos olhos.
  • Orelhas erectas.
  • Ausência de cauda; cauda atarracada.
  • As dobras pesadas de pele no corpo (excepto no garrote e na base da cauda) e nos membros.
  • Cor não sólida (rajado, albino, salpicado, manchado, preto com marcações).
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

Esta raça chinesa existe há centenas de anos nas províncias que fazem fronteira com o Mar da China Meridional. A cidade de Dialak na província de Kwun Tung é provavelmente o lugar de origem.

Outros

Utilização

Caça e cão de guarda.

Provas de Trabalho

Não

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal bem descidos no escroto. Qualquer alteração física artificial realizado no Shar Pei (em particular nos lábios e nas pálpebras) elimina o cão da competição.

Número do estalão 309

Data de publicação do estalão de origem em vigor 14 Abril 1999

Data da última revisão Doglink 10 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale