Registo

GrupoGrupo 7 - Cães de Parar

Secção do grupoSecção 2.2 - Setters

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCão de parar

Características principaisActivo e amigável

TamanhoGrande

Peso25 - 30 kg

Altura61 - 68 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Setter Inglês

Sabia que

O Setter Inglês era chamado originalmente de “Setting Spaniel”.

O Setter Inglês é um dos cães de parar mais divulgado no continente Europeu. Este Inglês de pêlo comprido goza excelente fama pela sua elegância, pelo seu olfacto apurado e pela sua parada magistral. Mas ao contrário do que pode estar a pensar, o Setter não é um concorrente do Pointer, ou seja, a capacidade de adaptação do Setter a todos os terrenos e de suportar quaisquer intempéries faz com que este não deva ser exclusivamente utilizado em planície. Para além disso, ao contrário do Pointer que facilmente trabalha com qualquer pessoa, o Setter é extremamente apegado ao seu dono, mostrando-se até mesmo rebelde caso seja obrigado a caçar com um desconhecido. É este temperamento dedicado e afectuoso para com o seu dono, que faz do Setter não só um excelente companheiro “todo-o-terreno” de caça de pena, mas ao mesmo tempo um óptimo cão de família.

Com um temperamento extrovertido e cheio de boa disposição, o Setter Inglês adora fazer novos amigos e estar rodeado de pessoas, principalmente de crianças, com as quais adora brincar. No entanto, lembre-se que o Setter não é um brinquedo e as crianças devem saber lidar com ele de forma respeitosa.

Para além da sua natureza amigável, o Setter Inglês é um cão calmo e que se sabe comportar em casa. Mas claro, não fique à espera de pernas cruzadas que o seu Setter cresça e se torne num cão modelo… Isso seria um milagre para qualquer cão! Para que o seu Setter desenvolva um temperamento equilibrado com todos os atributos acima mencionados, este deve ser convenientemente educado, sociabilizado e exercitado. Dê-lhe uma educação firme e consistente para que ele saiba qual a sua posição na “matilha” e quais as regras da casa. Certifique-se que o seu Setter é sociabilizado desde tenra idade; só assim é que ele saberá como se comportar em diferentes situações e com outros animais. E por último, e não menos importante, o exercício! Exercitar o seu cão é parte indispensável da vida de qualquer Setter Inglês. Por ser um cão bastante activo e desenvolvido para aguentar dias inteiros de caça, precisa de estar constantemente ocupado tanto mentalmente como fisicamente, ou então, encontrará outras formas de se entreter, e você, como dono, provavelmente não irá ficar satisfeito com as ideias do seu cão. Quando aborrecido ou apanhado sozinho durante longos períodos de tempo, o Setter tende a tornar-se destrutivo, roendo tudo o que possa apanhar. E não pense que deixá-lo no jardim resolve o problema, muito pelo contrário, a necessidade do Setter por companhia humana pode até originar problemas de outra ordem como ansiedade por separação.

A criação deste cão ágil, elegante e de andar desembaraçado, há muito tempo que divide os criadores e com a evolução da raça foram surgindo novas linhagens, chegando-se mesmo a falar em dois tipos distintos de Setter Inglês. As linhagens mais apuradas para a caça incluem cães de menores dimensões, muito activos e que não têm uma pelagem tão abundante, sendo normalmente associadas à linhagem Llewellin, o primeiro criador que se preocupou sobretudo com a capacidade de trabalho da raça. As linhagens mais atentas à morfologia do Setter, incluem cães de maiores dimensões e com pêlo mais abundante e vistoso, sendo associadas à linhagem Laverack, o criador considerado o Pai da raça que conjugava a beleza e a capacidade de trabalho. Para além destas linhagens de caça, hoje em dia já começam a aparecer criadores que criam Setters Ingleses exclusivamente para exposições e companhia, sem grandes aptidões para a caça. Nestes casos, embora não sejam os melhores caçadores, a robustez, a energia e a necessidade de atenção do Setter Inglês mantém-se, e por isso, não pense que este virá a ser um bom cão de sofá. Se está só à procura de um cão exclusivamente para companhia, decerto que encontrará melhores opções que o Setter Inglês.