Registo

GrupoGrupo 7 - Cães de Parar

Secção do grupoSecção 2.2 - Setters

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXVII

Primeira utilidadeCão de parar

Características principaisInteligente e sociável

TamanhoGrande

Peso25,5 - 29,5 kg

Altura62 - 66 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida12 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Setter Gordon

Sabia que

O Setter Gordon é o mais robusto da família dos Setters.

Criado para ser um caçador durante o dia e companheiro após o trabalho, o Setter Gordon tem uma energia explosiva como é característico da família dos Setters (Setter Inglês, Setter Irlandês, Setter Irlandês Ruivo e Branco). Embora não seja tão popular quanto o seu primo Irlandês ou tão altivo e ágil quanto o seu primo Inglês, o Gordon tem um lugar de destaque entre muitos caçadores e famílias. 

O seu temperamento extrovertido e cheio de boa disposição, faz com que seja muitas vezes o centro das atenções, principalmente das crianças que adoram o seu carácter brincalhão. Lembre-se que o Setter não é um brinquedo e as crianças devem saber lidar com ele de forma respeitosa.

Extremamente inteligente e corajoso, o Gordon adora participar em qualquer tipo de actividade com o seu dono. Este apego, característico da família dos Setters, faz com que precise de um dono presente que lhe dê atenção e o exercício necessário. O seu trabalho ocupa-lhe o dia todo? Então talvez o Gordon não seja cão indicado para si pois não se irá contentar com um longo passeio à volta do bairro ao final do dia. Esta raça precisa de ser estimulada tanto fisicamente como mentalmente. Se ficar em casa o dia todo, por mais bem-educado que esteja, o seu Setter encontrará várias formas de se entreter, e você, como dono, provavelmente não irá ficar satisfeito com as ideias do seu cão. Quando aborrecido ou apanhado sozinho durante longos períodos de tempo, o Gordon tende a tornar-se destrutivo. E não pense que deixá-lo no jardim resolve o problema, muito pelo contrário, a necessidade do Setter por companhia humana pode até originar problemas de ordem comportamental como ansiedade por separação, ladrar compulsivo, etc.

O dono do Gordon tem que ser uma pessoa activa e que tenha disponibilidade para passar tempo de qualidade com ele. Se é caçador e gosta de caçar em diferentes tipos de terreno, mesmo os mais acidentados, então o Gordon pode vir a ser o seu companheiro ideal. O facto de ser o mais volumoso da sua família, faz com que tenha movimentos mais lentos e um andar menos elegante que os seus irmãos. Mas isso não influencia de forma negativa a sua capacidade de trabalho, muito pelo contrário! Os que o conhecem dizem que a sua morfologia lhe confere mais robustez e resistência: a dureza da sua planta do pé faz com que esteja apto a trabalhar em qualquer terreno e resiste bem ao calor, sendo o menos afectado pela sede. Se não é um amante de caça, faça outros desportos caninos com o seu Gordon, será divertido não só para ele como para si.

Apesar da sua atitude destemida, o Setter Gordon é um cão sensível e, por isso, não deve ser educado de forma ríspida e bruta. Se o corrigir recorrendo à força, este poderá sentir-se escravizado e perder o seu temperamento extrovertido tão característico da raça Setter. Recorra a métodos positivos como recompensas e elogios e acima de tudo seja sempre consistente – não lhe diga que hoje não pode fazer algo e amanhã tudo é permitido, isso só o deixará confuso!

Se está preparado e sente que está pronto para o desafio de ter um Setter Gordon (que durará anos!), então informe-se quais as linhagens de sangue que mais se adequam ao seu estilo de vida, por exemplo, se quiser um Gordon para caça procure linhagens de caça. Procure mais informações sobre a raça junto de criadores responsáveis.