Registo

Aparência Geral

Decididamente quadrado e compacto, é "Multum em parvo" (bastante sustância num pequeno volume) mostrando a sua forma compacta, proporcionalidade entre as partes e de musculatura firme, mas nunca parecendo ter patas curtas, nem ser magro e pernalta.

Cabeça

Relativamente grande e em proporção com o corpo redondo, não em forma de maçã.

Trufa

Preta com narinas grandes bem abertas. Narinas fechadas e com muitas rugas no nariz é inaceitável e deve ser fortemente penalizado.

Maxilas e Dentes

Ligeiro prognatismo inferior. Mandíbula larga com os incisivos, quase em linha recta. Torção de mandíbula, dentes ou língua à mostra são altamente indesejáveis ​​e devem ser fortemente penalizados.

Olhos

Escuros, relativamente grandes, redondos, expressão carinhosa e atenciosa, muito brilhantes, e quando animado, cheios de vida. Nunca salientes, exagerados ou mostrando branco quando olhando para frente. Obviamente livre de problemas oculares.

Orelhas

Finas, pequenas, macias como veludo preto. Há dois tipos: "Orelhas em rosa" - pequenas e caídas que se dobram para trás e mostram a face interna auricular. "Orelha em botão" -caída para frente, a ponta repousando perto do crânio para esconder o orifício e apontando em direcção aos olhos. Dada preferência a esta última.

Pescoço

Ligeiramente arqueado para se assemelhar a uma crista, forte, espesso, com bastante comprimento para portar a cabeça orgulhosamente.

Tronco

Curto e compacto.

Linha Superior

Nivelada, sem arqueamento ou sela.

Peito

Largo no peito. Costelas bem arqueadas e bem para trás.

Cauda

Inserção alta, enrolada firmemente sobre a anca. Duplamente enrolada é altamente desejável.

Membros Anteriores

Ombros

Bem inclinados.

Antebraços

Pernas muito fortes, rectas, de comprimento moderado, bem colocados debaixo do corpo.

Mãos

Não tão compridas quanto os "pés de lebre" e nem tão redondas quanto os "pés do gato"; dedos bem espaçados; as unhas pretas.

Membros Posteriores

Pernas muito fortes, de comprimento moderado, bem debaixo do corpo, rectos e paralelos quando vistos por trás.

Joelhos

Com boa angulação de joelho.

Pés

Não tão compridas quanto os "pés de lebre" e nem tão redondas quanto os "pés do gato"; dedos bem espaçados; as unhas pretas.

Movimento

Vistas de frente, devem subir e descer com as pernas bem sob os ombros; mãos sempre directamente para frente, não virando para dentro ou para fora. De trás, movimento correcto. Usando os anteriores com grande força, colocando-os bem para a frente com os posteriores se movendo livremente e usando bem os joelhos. Um ligeiro balanço do traseiro é típico de marcha. Capaz de movimento intencional e constante.

Pelagem

Pêlo

Fino, liso, macio, curto e brilhante, nem duro nem lanosa.

Cores

Prateado, damasco, castanho ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, (linha preta que se estende do occipital à cauda) e à máscara.  Marcas claramente definidas, no focinho ou máscara e orelhas, nas patas; o diamante na testa e o traço tão escuro quanto possível.

Dimensões

Proporções importantes

Decididamente quadrado e compacto.

Peso

Peso ideal 6.3 - 8.1 kgs. Deve ser cheio de músculo, mas sustância não deve ser confundido com excesso de peso.

Comportamento

Possui muito charme, dignidade e inteligência. Disposição humorada, calma, feliz e animado.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como defeito que será penalizado de acordo com a sua gravidade e das suas consequências na saúde e bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

Existe uma grande especulação sobre a origem desta raça, mas julga-se ter sido criada no Oriente. O seu país de origem está registado na China, onde os cães de focinho achatado sempre foram apreciados. Foi introduzido na Europa através dos comerciantes da Companhia Holandesa das Índias Orientais e já nos anos de 1500 era admirado na Holanda. Na verdade, o Pug tornou-se um símbolo para os patriotas reais. O Pug chegou à Inglaterra quando Guilherme III subiu ao trono. Até 1877, apenas haviam exemplares de cor castanha, mas nesse ano um casal de cães pretos foi introduzido a partir do Oriente

Outros

Utilização

Companhia

Provas de Trabalho

Não

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal bem descidos no escroto.

Número do estalão 253

Data de publicação do estalão de origem em vigor 13 Outubro 2010

Data da última revisão Doglink 10 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale