Registo

GrupoGrupo 5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo

Secção do grupoSecção 7 - Cães de caça de tipo primitivo

País de origemPortugal

Data de origemVIII

Primeira utilidadeCaça

Características principaisActivo e alegre

TamanhoMédio

Peso16 - 20 kg

Altura40 - 54 cm

PelagemCurta, Comprida

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemBaixo

Podengo Nacional, Uma raça pura
Foto Podengo Português Médio

Sabia que

Quando persegue a caça, o Podengo Português Médio emite latidos que são apelidados pelos caçadores como “cantar” ou “maticar”.

De norte a sul, fora ou dentro de Portugal, o Podengo Português adapta-se a qualquer região do país e mais do que isso: a qualquer situação. Se procura um companheiro alegre, amigo, ágil, resistente e que adore a vida ao ar livre, então o Podengo é uma óptima opção!

O Podengo Médio serve de referência  à raça, sendo o Podengo Pequeno a sua miniatura e o Podengo Grande a sua extensão. Mesmo não sendo tão portátil quanto o seu irmão mais "novo" nem tão possante quanto o mais "velho", o Podengo Médio é igualmente alegre, cheio de energia e muito inteligente, atributos que o fizeram alcançar a sua fama em Hollywood pela participação em filmes como Three Wishes, Soccer Dog e Zeus and Roxanne.

O Podengo Médio é um caçador de coelhos por excelência, trabalhando quer em grupo quer sozinho, quer no fresquinho da madrugada quer no sol ardente da tarde. Faz, na maioria das vezes, equipa com o seu irmão mais Pequeno, perseguindo os coelhos que estes tiram da toca. Esta versatilidade faz com que o Podengo Médio seja muito duro fisicamente e se tenha tornado mais independente que as restantes variedades. Isto é: apesar de adorar as brincadeiras dos mais novos e os passeios com os mais velhos, o Podengo Médio não sente necessidade que lhe dêem sempre atenção. Para além de ser uma boa companhia, também é um bom cão de alerta. Se na perseguição à caça emite latidos de aviso para o resto da matilha e para o caçador (conhecidos como “cantar” ou “maticar”), em casa o seu canto vai ser outro e o seu Podengo irá expressá-lo sempre que algo invulgar estiver a acontecer.

O Podengo foi seleccionado durante muitas gerações para ser um cão que trabalha em matilha, como tal, dá-se naturalmente bem com outros cães. Claro que, se não for devidamente educado, isto pode não se verificar. Embora seja um cão fácil de educar, sociabilização desde cedo é sempre fundamental para qualquer cão. Dar a conhecer ao seu Podengo os cães da vizinhança é uma óptima oportunidade para ele e para si – conhecer e partilhar a sua paixão por cães com outros amantes caninos é também uma experiência que enquanto dono não deverá perder.

Os seus instintos de caça fazem com que o convívio com animais de pequenas dimensões não seja o melhor. Se o gato da sua vizinha andar a bisbilhotar o seu jardim, é certo que o seu Podengo vai imediatamente persegui-lo, e quem diz esse gato diz qualquer outro que esteja a passar na rua. Ainda assim, se for criado desde cedo com gatos em casa, conseguirá  perfeitamente coabitar com estes.

As pelagens do Podengo não exigem grandes cuidados de manutenção, sendo que uma escovadela todos os meses é mais que suficiente. Para além disso, tem ainda a particularidade de não possui camada de subpêlo. Esta camada é normalmente reciclada duas vezes por ano, altura em que se verifica queda de pêlo abundante. Ao não ter sub-pêlo, o Podengo não passa por estas mudas, minimizando bastante a queda de pêlo. Assim, se alguém lá de casa tem alergia a pêlo canino, esta é mais uma boa razão para escolher o Podengo.

Fique ainda a saber que, dado o facto do Podengo Português ser uma raça bastante antiga, existem muitas linhagens sanguíneas e a sua saúde é dita como sendo de “ferro”.