Registo

GrupoGrupo 8 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água

Secção do grupoSecção 2 - Cães Levantadores de caça

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCão levantador de caça

Características principaisAmigável e alegre

TamanhoMédio

Peso18 - 24 kg

Altura46 - 53 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemMédio

Foto English Springer Spaniel

Sabia que

Antigamente o English Springer Spaniel e o Cocker Spaniel eram considerados a mesma raça. Numa ninhada, os cães grandes eram chamados de Springers e os mais pequenos de Cockers. Em 1902, o Kennel Club reconheceu o Springer como uma raça distinta do Cocker.

Está à procura de: um cão não muito grande, extrovertido e com um entusiasmo infindável? Um cão muito activo e um excelente cobrador de caça de pena, não só em terra como em água? Um companheiro dedicado à sua família e um amigo que o acompanhe em qualquer actividade na natureza? O English Springer Spaniel é tudo isto em simultâneo! Mas não saia já com a ideia de que o seu Springer será um poço de virtude. Se não lhe proporcionar uma educação consistente nem exercício suficiente, o temperamento do Springer pode ser destruído.

O Springer foi criado para caçar por longos períodos de tempo e, por isso, é um cão muito activo que precisa de um dono que o possa exercitar todos os dias, tanto fisicamente como mentalmente. Caso não tenha essas possibilidades, o Springer pode vir a desenvolver problemas comportamentais, especialmente enquanto jovem, ou então encontrar outras formas de se entreter, e você, enquanto dono, provavelmente não irá ficar satisfeito com as ideias do seu cão. Há uma série de actividades que pode fazer com o seu Springer e pode ter a certeza que este o vai deixar ficar sempre bem: caça, corrida, natação, flyball, agility, provas de obediência ou mesmo pistagem. No entanto, é na caça que ele demonstra todo o seu potencial, energia e dedicação.

Por não ser um cão com tendência a ser dominante e por ter uma grande vontade de agradar ao dono, o treino do Springer fica bastante facilitado. No entanto, não o dê como garantido. Como todos os cães, o Springer deve ser sociabilizado desde cedo de modo a construir um carácter confiante e seguro de si. Por ser um cão muito energético, a sua paciência poderá ser posta a teste, mas se assegurar sempre uma educação positiva e consistente, a aprendizagem do seu Springer será bastante rápida.

O bom temperamento do seu cão não depende só do treino e da sociabilização que lhe irá proporcionar, começa também com a boa criação do mesmo. Assim, antes de adquirir o seu Springer, analise bem o pedigree dos reprodutores e escolha sempre um criador responsável.

Animados e bem dispostos, os Springers são cães de família, mostrando-se especialmente afectuosos com as crianças. Também convivem bem com outros animais de companhia, desde que estes não tenham um par de asas. Com intrusos mostram-se barulhentos, mas se espera que o seu Springer o proteja, é melhor considerar outra raça. Apesar de o ladrar poder deter um intruso, o temperamento típico do Springer é de um cão gentil e delicado (apesar de muito activo) e, nesta situação, o máximo que acontecerá é ele imobilizar o intruso numa tentativa de ganhar umas festinhas.  

Quanto a cuidados de pelagem, o Springer precisa de ser escovado mensalmente de preferência com um pente fino para remover os pêlos mortos que se acumulam debaixo da nova pelagem. Para além disso, desbaste regularmente o pêlo das orelhas e das patas do seu Springer – isto evitará nós e acumulações de pêlo.

Mais um detalhe: não fique frustrado ou chateado se o seu Springer depois de todo arranjado, vá chapinhar numa poça de água ou saltar para o lago do parque. Perto de água, é difícil de manter um Springer seco!