Registo

GrupoGrupo 5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo

Secção do grupoSecção 5 - Spitz Asiáticos e raças semelhantes 

País de origemChina

Data de origemII

Primeira utilidadeGuarda

Características principaisIndependente e alerta

TamanhoMédio, Grande

Peso20 - 32 kg

Altura45 - 56 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida15 anos

Nivel energéticoBaixo

Nível de brincadeiraBaixo

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioBaixo

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemElevado

Foto Chow Chow

Sabia que

Os cachorros Chow Chow têm língua rosa quando nascem. Os pigmentos azuis e pretos devem aparecer na sua totalidade até às 8 – 10 semanas.

“Que raio de cão é esse? Parece um urso!”

“Mamã, aquela senhora está a passear um Leão!”

“Como é que o cão ficou com a língua azul?”

Definitivamente o Chow Chow é um dos cães mais impressionantes, desde que são pequeninos e parecem pequenos ursinhos até chegarem a adultos e parecem verdadeiros leões. Mas atenção: estes “ursinhos” e "leões" exigem grandes responsabilidades e cuidados!

Por serem tão “fofos” quando são cachorrinhos, muitos Chow Chows acabam por desenvolver problemas comportamentais por volta dos 5 aos 8 meses. Desde serem possessivos com a comida, demasiado protectores dos seus donos ou extremamente territoriais. De facto, os Chow Chow foram criados para serem protectores e territoriais mas, sem quaisquer limites, estas características podem ser levadas ao limite, por isso é imperativo que os donos os treinem desde cedo.

O Chow Chow é um cão muito inteligente, por isso vai aprender com facilidade o treino de obediência, mas isso não significa que ele vai querer ser sempre obediente. Ao contrário de algumas raças, os Chow Chows não são cães com grande desejo de agradar os donos. No entanto, são cães que, em geral, aprendem rapidamente a fazer as necessidades no sítio e o seu temperamento calmo e contemplativo faz com que não sejam destruidores de mobília ou amantes de escavações – são demasiado intelectuais para isso!

Se procura um cão de alerta, o Chow Chow é um óptimo candidato pois são naturalmente territoriais e só ladram quando há realmente um motivo. Além disso, são também cães reservados por natureza com estranhos e os convidados nem sempre os consideram bons anfitriões. Para ganhar a confiança do Chow Chow não bastam festinhas ou guloseimas. Ele primeiro julgará o carácter e só depois tomará uma decisão.

Em relação a crianças, se o Chow Chow for criado com crianças então tornar-se-ão melhores amigos desde que, claro, estas o saibam respeitar. Atenção que o Chow Chow tem uma visão periférica um pouco limitada – não é como o Bouledogue Francês, por exemplo. Por isso, se for abordado por trás ou lado, o movimento deve ser feito de forma cuidadosa, caso contrário o Chow Chow pode ficar assustado e atacar defensivamente.

Os Chow Chows são cães que não precisam de muito exercício físico. Gostam de passear mas, em geral, não são fãs de desporto. Em relação a bolas, gostam delas, mas não ao ponto de gostarem de correr atrás delas e virem dar ao dono "mil e uma vezes". Os jogos preferidos dos Chow Chows são mesmo os que desafiam a sua mente!

A pelagem do Chow Chow requer bastante trabalho, principalmente quando este é cachorro. Nessa fase, a pelagem é densa e suave, embaraça facilmente e os seus cuidados podem chegar às várias horas por semana. “Está bem, mas eles crescem num instantinho!” – Aí é que se engana. O período de transição da pelagem de cachorro para adulto pode demorar vários meses e durante esse período a pelagem do seu Chow Chow tem que ser escovada e arranjada quase diariamente. A pelagem adulta (principalmente a lisa – veja o estalão da raça) requer menos cuidados mas ainda assim precisa de uma a duas horas semanas para estar “no ponto”. Além disso, convém também ter em mente que a muda de pêlo ocorre uma a duas vezes por ano e nessa altura você poderá encher almofadas com o pêlo do seu cão!

Resumindo, este pequeno “leão” de língua preta é um companheiro devoto mas, esteja preparado, porque o Chow Chow tem sempre algo a dizer!