Registo

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 2.1 - Molossóides

País de origemItália

Data de origemXVII

Primeira utilidadeGuarda e caça maior

Características principaisDestemido e responsável

TamanhoGrande

Peso40 - 50 kg

Altura60 - 68 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida15 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesElevado

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Cane Corso Italiano

Sabia que

Cane Corso significa literalmente “cão guarda da propriedade”. “Cane” significa cão em italiano, enquanto que a palavra “Corso”, ainda que com raiz etimológica incerta, pensa-se que venha do latim “Cohors” que significa protector. Sabia também que nos anos 70 esta raça esteve quase à beira da extinção?

O Cane Corso, tal como o seu primo Mastim Napolitano, é descendente de um cão de guerra romano, o Canis Pugnax. Das duas raças, o Cane Corso é mais leve (podendo ainda assim  atingir os 50 kg) e tem maior agilidade, pois para além de ter sido criado para ser cão de guarda de propriedade e gado, também era auxiliar nas actividades de caça maior, onde teria que exibir, para além de força, alguma velocidade. É assim um Molosso diferente dos outros, que ao invés de preferir estar descansado, adora acompanhar constantemente o seu dono e inspeccionar a causa de qualquer ruído atípico, sendo no entanto discreto e silencioso.

Os conhecedores da raça definem-no com um cão de guarda e protecção inigualável. Isto não significa que o Cane Corso tenha uma natureza agressiva, longe disso! Os verdadeiros Cane Corsos não devem ter o temperamento de cão de Fila e só reagem quando uma verdadeira ameaça está presente. No entanto, também não devem ser amigáveis como os Labradores. Não se espante se o seu Cane Corso se mostra um tanto indiferente quando abordado por pessoas que este não conhece; é o seu instinto protector a falar mais alto que o faz ser cauteloso. De facto, no passado, este cão ganhou resistência para lidar com situações de stress e, por isso, é expectável que qualquer exemplar desta raça consiga manter o seu temperamento típico em situações extremas. Assim, se está realmente a pensar adquirir um exemplar destes, procure um criador responsável com cães de temperamento equilibrado.

Com o dono e a família, o Cane Corso é um animal dócil e afectuoso, que adora crianças. Enquanto algumas raças se demonstram inquietas com puxões de orelhas ou se sentem ameaçadas ao terem uma criança montada no seu dorso, o Cane Corso encara estes gestos como brincadeira e reage da mesma forma. De qualquer das maneiras, por este ser um cão tão corpulento, seja cauteloso e supervisione estas brincadeiras.

Os Cane Corso são cães fortes, atléticos e energéticos com tendência a serem dominantes e, por isso, o papel de liderança dentro da sua casa deve ser bem definido desde tenra idade, bem como uma sociabilização apropriada. Como são cães dependentes e sociáveis muito ligados à sua família, se forem simplesmente deixados sozinhos por muito tempo por dia, podem desenvolver problemas comportamentais (p. ex. ansiedade por separação, ladrar excessivo) ou mesmo tornarem-se destrutivos.

Como vê, o Cane Corso é um cão que exige um dono com mão forte, por isso se este vai ser o seu primeiro cão, talvez esta não seja a melhor opção.