Registo

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 2.1 - Molossóides

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeGuarda e caça maior

Características principaisLeal e destemido

TamanhoGrande

Peso41 - 59 kg

Altura61 - 69 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida11 anos

Nivel energéticoBaixo

Nível de brincadeiraBaixo

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesElevado

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Bullmastiff

Sabia que

No início do século XIX, o Bullmastiff recebeu a alcunha de caçador da noite pelo seu excelente desempenho em apanhar e segurar ladrões.

Muitas raças exigem treino para se desenvolverem como guardas... No caso do Bullmastiff, o instinto de guarda está-lhe gravado nos genes! Não perseguirá o ladrão por horas infindáveis, mas é capaz de correr a alta velocidade e derrubar rapidamente um homem, mostrando toda a sua coragem e valentia. Mas este bom guardião é também um bom anfitrião: ele irá deixar que as suas visitas – ainda que estranhas – entrem na sua casa, no entanto não as largará nem por um minuto!

Mas claro que este temperamento equilibrado só se consegue com alguma dedicação por parte do dono. Muitos pensam que por ser um cão de guarda, o Bullmastiff não deve ser sociabilizado – estão totalmente enganados! A sociabilização a diferentes tipos de ambiente e pessoas é crucial para desenvolver um temperamento sereno e equilibrado.

A educação e treino são também fundamentais, especialmente por se tratar de um cão poderoso e com tendência a ser dominante. Estabeleça limites desde tenra idade e seja sempre consistente nas suas acções. O Bullmastiff requer um treino firme – o que não significa recorrer à brutalidade! Mas se, enquanto dono, tiver uma atitude passiva ou branda então terá dificuldades em dominar um cão desta raça.

O seu potencial como avaliador de carácter é conhecido por quem conhece a raça. Muitos dizem que é o seu instinto, outros dizem que é devido à sua habilidade para ler expressões faciais. De facto, são muito observadores e rapidamente vão ler a sua expressão corporal – se estiver amuado eles evitá-lo-ão; se estiver chateado, eles vão esfregar-se nas suas pernas; se estiver contente, eles tentarão brincar consigo.

Um Bullmastiff equilibrado é um excelente cão de família exibindo o seu lado dócil e afectuoso. Esta dedicação à família faz com que criem laços muito fortes com os donos, originando uma certa “dependência”. Acima de tudo, precisam de se sentir parte da família e por isso, colocá-lo num canil é condená-lo a uma vida de tristeza.

Outra característica do Bullmastiff é a sua adoração por crianças, mostrando-se dignos de confiança. Mas apesar de adorarem crianças, a verdade é que por serem cães de grande porte podem involuntariamente magoar ou assustar uma criança. Seja cauteloso e supervisione as brincadeiras entre ambos.

Os Bullmastiffs babam-se. Babam-se depois de comer e beber, quando fazem exercício, quando estão com calor e quando estão stressados. A baba faz parte da experiência de ter um Bullmastiff, apesar de alguns exemplares se babarem mais do que outros.

Relativamente à saúde, tal como acontece nas raças de grande porte, o Bullmastiff tem tendência para displasia da anca e, por isso, não só não devem ser excessivamente treinados quando estão em fase de crescimento. Para além disso, a genética é o factor determinante desta doença e por isso certifique-se que os progenitores estão isentos de displasia da anca – o mesmo se aplica a outras doenças. Para além disso, cães gigantes e de peito profundo têm mais propensão para a torção do estômago, ao ponto de ser mortal. Para evitar o risco, muitos veterinários aconselham a repartir as refeições e não fazer exercício depois destas.

Apesar do seu tamanho, o Bullmastiff não precisa de viver numa grande propriedade para ser feliz, preferindo estar sempre perto do seu dono, protegendo-o e partilhando com este cada momento da sua vida!