Registo

Aparência Geral

Pelagem macia; atarracado, de estatura bastante baixa, largo, poderoso e compacto. Cabeça relativamente grande em proporção ao seu tamanho, mas não destruindo a simetria geral ou que faça com que o cão pareça deformado, ou que interfira com o seu movimento. A face é relativamente curta. O focinho relativamente curto, largo, grosso e ligeiramente inclinado para cima, embora não excessivamente.

Cães que demostrem dificuldades respiratórias são altamente indesejáveis. Corpo razoavelmente curto, bem unido. Membros fortes, bem musculados e em boas condições, sem tendência à obesidade. Posteriores elevados e fortes. As cadelas não devem ser tão grandes ou tão bem desenvolvidas quanto os cães.

Cabeça

Vista de lado, a cabeça parece muito alta e moderadamente curta do occipital à trufa. A testa é plana, com pele acima e ao redor da cabeça, ligeiramente solta e finamente enrugada, sem excesso, nem proeminente, nem pendente na face. A face, desde a frente dos ossos das bochechas (arcos zigomáticos) até à trufa, é relativamente curta e pode ser ligeiramente enrugada. A distância do canto interior do olho até à ponta extrema da trufa não deve ser menor que a distância desde a ponta da trufa para a comissura labial inferior.

Crânio

Crânio relativamente grande em forma de circunferência. Visto de frente, parece ser alto do canto do maxilar inferior até ao topo do crânio; também largo e quadrado. Um sulco estende-se a partir do stop até à metade do crânio e pode prolongar-se até ao ápice da cabeça (occipital).

Stop

Definido.

Região facial

Visto de frente, as várias partes da face devem estar igualmente equilibrados em ambos os lados de uma linha imaginária descendo do centro.

Trufa

Trufa e narinas grandes, largas e pretas, sem possibilidade de ser cor de chocolate, vermelho ou castanho. Narinas grandes, amplas e abertas, com uma linha vertical bem definida entre as duas.

Chanfro

Focinho curto, largo, voltado para cima e profundo do canto do olho ao canto da boca. Caso exista ruga em cima do nariz, seja ela inteira ou "partida", nunca deve afectar ou tapar os olhos ou trufa. Narinas apertadas e com muitas rugas junto ao nariz são inaceitáveis ​​e devem ser fortemente penalizadas.

Lábios

Lábios carnudos, largos e profundos, cobrindo a mandíbula nos lados, mas justos ao lábio inferior na frente. Dentes não visíveis.

Maxilas e Dentes

Maxilas largas, fortes e quadradas; maxila inferior ligeiramente saliente na frente em relação ao superior, com uma curvatura moderada para cima. Maxilas largas e quadradas, com seis incisivos pequenos inseridos entre os caninos em linha recta. Caninos bem afastados. Os dentes grandes e fortes não devem ser vistos com a boca fechada. Quando visto de frente, a mandíbula inferior está directamente sobre e paralela à mandíbula superior.

Faces

Bem arredondadas e estendidas lateralmente além de cada lado dos olhos.

Olhos

Vistos de frente, situados por debaixo do crânio, bem separados das orelhas. Olhos e Stop na mesma linha recta, perpendicular ao sulco frontal. Bem separados mas dentro do contorno externo do rosto. Redondos, de tamanho moderado, nem encovados, nem proeminentes, de cor muito escura, quase pretos, sem mostrar branco quando olhando directamente para a frente. Livre obviamente de problemas oculares.

Orelhas

Inserção alta, ou seja, a borda anterior de cada orelha (vista de frente) junta-se ao contorno do crânio no seu canto superior, de modo a que fiquem o mais separadas, o mais altas e o mais distantes possível dos olhos. Pequenas e finas. Orelhas "em rosa" é correcto, isto é, a parte posterior dobrada para dentro e a borda anterior ou superior interna curva-se para o exterior e para trás, mostrando a parte interna do ouvido.

Pescoço

De comprimento moderado, grosso, profundo e forte. Bem arqueado atrás, com alguma pele solta, grossa e enrugada na garganta, formando uma pequena barbela de cada lado.

Tronco

Dorso

Curto, forte e largo nos ombros.

Linha Superior

Queda ligeira para trás dos ombros (parte mais baixa) de onde a coluna vertebral deverá ir em direcção aos lombos (ponto mais alto que o ponto dos ombros), curvando-se de novo, bruscamente, até à cauda, ​​formando um ligeiro arco - uma característica distintiva da raça.

Linha inferior e ventre

Barriga esgalgada e não pendente.

Peito

Largo, proeminente e profundo. Costelas bem arqueadas para trás. Peito redondo e profundo, bem descido entre as pernas dianteiras. Costelas não planas nas laterais, mas bem arredondadas.

Cauda

Inserida para baixo, saliente e não direita e, em seguida, voltada para baixo. Redonda, lisa e desprovida de franjas ou pêlos ásperos. Comprimento moderado - mais curta do que longa - grossa na raiz, estreitando rapidamente para uma ponta fina. Portada para baixo (não deve apresentar uma curva ascendente no final) e nunca portada para cima. A falta de cauda, ​​inversões ou caudas extremamente finas são indesejáveis.

Membros Anteriores

Pernas curtas proporcionais às posteriores, mas não tão curtas que aparentem que as pernas posteriores são longas ou que prejudiquem a actividade de cão.

Cotovelos

Cotovelos baixos e devem estar bem longe das costelas.

Ombros

Largos, inclinados e profundos; muito poderosos e musculados dando a aparência de estarem juntos ao corpo.

Antebraços

Membros anteriores muito robustos e fortes, bem desenvolvidos, bem separados, grossos, musculados e rectos; ossos das pernas grandes e em linha recta; nem tortos nem curvados.

Metacarpos

Curtos, rectos e fortes.

Mãos

Rectas e a virar muito ligeiramente para fora; de tamanho médio e moderadamente redondas. Dedos compactos e grossos, bem separados, com juntas proeminentes e altas.

Membros Posteriores

Pernas grandes e musculadas, um pouco mais compridas em proporção às anteriores. Pernas longas e musculadas do lombo aos jarretes.

Joelhos

Joelhos viram muito ligeiramente para fora do corpo.

Jarretes

Jarretes ligeiramente dobrados, bem descidos.

Pés

Redondos e compactos. Dedos compactos e grossos, bem separados, com juntas proeminentes e altas.

Movimento

Parecendo andar a passos curtos e rápidos, na ponta dos dedos. As patas posteriores não se elevam muito, parecendo roçar o chão. Quando o cão se movimenta rapidamente, um ou outro ombro avança. Um movimento sem defeitos é de suma importância.

Pelagem

Pêlo

De textura fina, curto, fechado e liso (duro unicamente por ser curto e fechado, mas não de arame).

Cores

Unicolor ou "smut", isto é, de uma única cor com máscara preta ou focinho preto. Somente unicolor (que deve ser brilhante e puro): tigrados, vermelhos nas suas diferentes tonalidades, fulvos, castanho claro, etc.; branco e malhado (i.e., combinação de branco com qualquer das cores precedentes). Chocolate, preto e preto com vermelho é altamente indesejável.

Dimensões

Peso Machos

25 kg

Peso Fêmeas

23 kg

Comportamento

Transmite a impressão de determinação, força e actividade. Alerta, corajoso, leal, seguro, corajoso, de aparência feroz, mas dotado de índole afectuosa.

Faltas

Qualquer afastamento aos pontos supracitados, deve ser considerado como uma falta que será penalizada em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e no bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

O Bulldog foi classificado como raça em 1630, embora haja referências anteriores de cães semelhantes chamados bandogs, um termo utilizado hoje para cães de luta. Foi originalmente usado para lutar contra touros sendo também usado em lutas de cães, mas depois de 1835 a raça começou a evoluir para um focinho mais curto e corpo mais atarracado como conhecemos hoje. Em 1860, entrou no mundo das exposições caninas e nos anos seguintes verificou-se uma grande mudança de personalidade. Um cão feio espectacular, com uma expressão de pugilista, que desmente uma natureza amorosa e afectuosa com a família e amigos. O Bulldog é uma das raças mais antigas, conhecida como cão nacional da Grã-Bretanha, e associados em todo o mundo à determinação britânica e ao lendário John Bull.

Outros

Utilização

Dissuasão e companhia.

Provas de Trabalho

Não

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos na bolsa escrotal.

Número do estalão 149

Data de publicação do estalão de origem em vigor 13 Outubro 2010

Data da última revisão Doglink 19 Setembro 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale, The Bulldog Club of America Education Comittee (fotos)