Registo

Outros nomes da raçaBulldog

GrupoGrupo 2 - Pinschers, Schnauzers, Molossóides, Cães de Montanha e Boieiros Suiços

Secção do grupoSecção 2.1 - Molossóides

País de origemGrã-Bretanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeLuta contra touros

Características principaisDócil e seguro

TamanhoMédio

Peso23 - 25 kg

PelagemCurta

Esperança média de vida11 anos

Nivel energéticoBaixo

Nível de brincadeiraMédio

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioBaixo

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto Bulldog Inglês

Sabia que

O Bulldog Inglês é a mascote dos Marines dos Estados Unidos. São símbolo de determinação, força e lealdade.

Já fez de mascote de marcas, entrou em filmes e desenhos animados, deu a cara a jogos infantis... A raça Bulldog Inglês já entrou na nossa vida de algum modo. Mas quem é que é no fundo este cão de aparência tão distinta? Um “Mauzão”? Longe disso, o seu focinho achatado e cabeça enrugada podem fazer com que pareça zangado, mas não se deixe levar pelas aparências, o Bulldog é um cão bastante simpático, amistoso e considerado um óptimo animal de companhia.

Para o Bulldog a sua família é tudo, sendo extremamente sensível às emoções humanas – tanto ficará radiante por si quando estiver feliz, como transmitirá a sua compaixão quando estiver de luto. Mas este “coração de manteiga” também é bravo e corajoso e não hesitará em defender a sua família em caso de perigo. Isto não significa que seja um cão de guarda ou defesa. No entanto, numa situação de perigo, o Bulldog não age por impulso, mas pondera e avalia sempre cada situação. E este carácter protector é notoriamente visível em relação às crianças e aos animais da família. O Bulldog percebe a fragilidade dos mais pequenos e quase que assume um papel paternal.

As ideias próprias e poder de avaliação do Bulldog fazem dele um cão difícil de treinar. Não o tente convencer através de força ou brutalidade, ao invés use alimentos e reforço positivo, vai ver que consegue obter resultados muito mais rapidamente.

Outra característica dos Bulldogs é que adoram comer e isto, associado ao seu corpo não dotado para desportos, faz com que seja importante impor uma boa dieta equilibrada para evitar que ganhem quilinhos a mais. Faça passeios regulares com o seu Bulldog, mas não lhe peça para ir atrás de bolas ou discos, porque senão sujeita-se a ter que ir buscá-los você mesmo.

O Bulldog não é um cão que precise de alta manutenção mas talvez precise de mais cuidados do que você imagina. Por exemplo, é necessário limpar e secar as suas pregas para evitar infecções ou problemas de pele. Também sofrem bastante com o calor e por isso mesmo é de evitar que sejam exercitados debaixo da esturrina do sol. Especialistas da raça dizem que as visitas destes cães ao veterinário são mais regulares que de outros cães. Assim, para além do custo inicial do seu cão considere também outras despesas.

O temperamento calmo e tranquilo do Bulldog fazem-no ideal para poder viver dentro de apartamento. Agora se o barulho do ressonar e a viscosidade da baba o incomodam, então considere já outra raça. Se nada disto o desmotiva, sabia que todos os cuidados que terá com ele serão a cada dia recompensados, pois a devoção do Bulldog ao seu dono é infindável. Mas lembre-se, que como como qualquer outro animal, o Bulldog não tolera a solidão ou a falta de comunicação. Por isso mesmo, se não vai ter tempo para o seu cão é melhor não assumir este compromisso.