Registo

Aparência Geral

Fortemente construído, musculado, bem balanceado e activo com uma expressão viva, determinada e inteligente. Uma característica típica da raça é a cabeça em forma de ovo. Independentemente do tamanho do animal, os cães devem ter um ar masculino e as fêmeas um ar feminino.

Cabeça

Longa, forte e bem profunda para o final do focinho, mas não grosseira. Vista de frente, em forma de ovo e completamente preenchida; superfície livre de depressões ou recortes. O perfil curva suavemente para baixo, do topo do crânio à ponta da trufa.

Crânio

Topo do crânio é quase plano de orelha a orelha.

Trufa

Deve ser preta. Dobrada para baixo na ponta. Narinas bem desenvolvidas.

Lábios

Limpos e justos.

Maxilas e Dentes

Mandíbula profunda e forte. Dentes saudáveis, limpos, fortes, de bom tamanho, com uma mordida perfeita, regular e completa em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente às maxilas.

Olhos

Aparência estreita e triangular, obliquamente colocados, de cor preta ou castanho o mais escuro possível, de modo a parecer quase preto e com um olhar penetrante. A distância da ponta da trufa para os olhos deve ser visivelmente maior que a dos olhos ao topo do crânio. Olhos azuis ou parcialmente azuis são indesejáveis.

Orelhas

Pequenas, finas e juntas. O cão deve ser capaz de mantê-las rigidamente erectas, quando apontam para cima em linha recta.

Pescoço

Muito musculado, longo, arqueado; estreitando dos ombros à cabeça e livre de pele solta.

Tronco

Bem arredondado, com acentuado arqueamento das costelas e com grande profundidade do garrote ao esterno, de maneira que este fique mais perto do chão do que da barriga.

Dorso

Curto, forte, com a linha superior atrás do nível do garrote, arqueando ligeiramente sobre o lombo.

Lombo / Rim

Largo e bem musculado.

Linha inferior e ventre

Do peito ao ventre, forma uma curva graciosa para cima.

Peito

Largo quando visto de frente.

Cauda

Curta, de inserção baixa e portada horizontalmente. Grossa na raiz e estreitando para  a ponta.

Membros Anteriores

Forte ossatura e devem ser perfeitamente paralelos. Em cães adultos, o comprimento dos anteriores deve ser aproximadamente igual à profundidade do peito.

Cotovelos

Rectos e fortes.

Ombros

Fortes e musculados, sem serem carregados. Escápulas largas, planas e colocadas bem próximas da caixa torácica. Devem apresentar, debaixo para cima, uma nítida inclinação nos bordos anteriores, formando um ângulo quase recto com o braço.

Antebraços

Têm forte ossatura redonda.

Metacarpos

Rectos.

Mãos

Redondas e compactas com dedos bem arqueados.

Membros Posteriores

Pernas traseiras paralelas, quando vistas por trás.

Coxas

Musculadas.

Joelhos

Bem angulados.

Pernas

Bem desenvolvidas.

Metatarsos

Osso do pé curto e forte.

Jarretes

Bem angulados.

Pés

Redondos e compactos com dedos bem arqueados.

Movimento

Quando em movimento, o cão parece ter todas as partes bem integradas, cobrindo o solo com passos fáceis e com um típico ar elegante. No trote, movimentos paralelos, frente e verso, apenas convergindo para o eixo central quando o cão anda acelerado; os anteriores apresentam um bom alcance e os posteriores movendo-se suavemente no quadril, flectindo os joelhos e jarretes, com grande impulso.

Pelagem

Pele

Justa ao corpo.

Pêlo

Curto, liso, denso, áspero ao toque e brilhante. O subpêlo pode estar presente no inverno.

Cores

Nos brancos, pelagem pura branca. A pigmentação da pele ou marcações na cabeça não devem ser penalizadas. Nos coloridos, essa deve ser a cor predominante; todas as outras cores sendo iguais; o tigrado é a cor preferida. Tigrado escuro, vermelho, castanho e tricolor são aceitáveis. Pequenas marcas na pelagem branca são indesejáveis. Manchas azuis ou fígado são altamente indesejáveis.

Dimensões

Não há limites para a altura e o peso, mas o cão deve dar a impressão de máxima sustância para seu tamanho, em coerência com as suas qualidades e sexo.

Comportamento

Corajoso, cheio de espírito, com uma atitude divertida e amorosa. De temperamento tranquilo e de fácil aprendizagem. Embora obstinado, é particularmente bom na relação com as pessoas.

Faltas

Qualquer afastamento aos pontos supracitados, deve ser considerado como uma falta que será penalizada em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde e no bem-estar do cão.

Faltas eliminatórias

  • Os cães agressivos ou com timidez excessiva.
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

Foi o senhor James Hinks quem definiu o estalão da raça na década de 1850, seleccionando a cabeça típica em forma de ovo. A primeira aparição do Bull Terrier, como se conhece hoje, em exposições foi em Birmingham em 1862. O Clube do Bull Terrier foi fundado em 1887. A única indicação realmente interessante sobre a raça é que o estalão define os cães desta raça como: "Não são nem pesados, nem muito grandes, mas deve dar a impressão de máxima sustância para o tamanho de um cão consistente e de acordo com a sua qualidade e sexo. O cão deve estar sempre equilibrado." Um pequeno exemplo que o Bull Terrier já era conhecido desde o início do século XIX, mas caiu em impopularidade antes da Primeira Guerra Mundial e terá sido removido do registo Raça Kennel Club em 1918. Em 1938, o "renascimento" foi liderado pelo Coronel Richard Glyn e por um grupo de entusiastas que formaram o Clube do Bull Terrier Miniatura. O estalão é o mesmo do Bull Terrier mas com a excepção do limite de altura.

Outros

Utilização

Terrier

Prova de Trabalho

Opcional

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos na bolsa escrotal.

Número do estalão 11

Data de publicação do estalão de origem em vigor 5 Julho 2011

Data da última revisão Doglink 6 Março 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale