Registo

Outros nomes da raçaWeimaraner

GrupoGrupo 7 - Cães de Parar

Secção do grupoSecção 1 - Cães de Parar do tipo Continental

País de origemAlemanha

Data de origemXIX

Primeira utilidadeCaça

Características principaisAmigável e responsável

TamanhoMédio

Peso25 - 40 kg

Altura57 - 70 cm

PelagemCurta, Comprida

Esperança média de vida13 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioElevado

Experiência do dono com cãesBaixo

Cuidados com a pelagemBaixo, Médio

Foto Braco de Weimar

Sabia que

Existem Weimaraners castanhos? São raros e por serem desta cor estão fora do estalão da raça.

Caça, aponta e cobre; o Braco de Weimar foi criado e seleccionado para ser um cão de parar polivalente sendo considerado um dos mais versáteis do grupo. No entanto, é também o que tem um temperamento mais diferente. Está a pensar levar um lá para casa? Quando a sua decisão se baseia unicamente na beleza do seu manto cinza e dos seus olhos de âmbar, arrisca-se a que o “Fantasma Cinzento” se torne no seu pior pesadelo.

O Weimaraner é muito afectuoso, dócil e não consegue viver sem a companhia da sua família. Não se admire que este o siga para onde quer que vá ou que procure sempre um lugarzinho ao pé de si para fazer uma soneca. Como vê, é um cão muito dependente do seu dono e, por isso, pô-lo num canil ou limitá-lo ao fundo do jardim é renegá-lo a uma vida de solidão e sofrimento.

A sua grande dedicação à família fez com que este desenvolvesse um instinto de protecção mais forte que o das restantes raças de parar, mostrando-se por vezes possessivo em relação à sua família. Se, por um lado, o Weimaraner deve ser bem-educado e sociabilizado para não levar este comportamento ao limite, por outro lado também faz dele um bom guardião da família. Isto não significa que irá naturalmente defender a sua propriedade já que não é um cão territorial. Se procura um cão com instinto territorial é melhor considerar raças que tenham sido seleccionadas para esse efeito. Ainda assim, o Weimaraner adopta uma postura cautelosa com estranhos, alertando quando estes entram sem serem convidados.

O seu temperamento para com outros cães é amigável desde que tenha sido sociabilizado correctamente desde cedo. No entanto, a sua natureza de caçador revela instintos de presa o que pode fazer com que a sua relação com animais mais pequenos possa não ser a melhor. Se o seu Weimaraner crescer na companhia de um gato, ele provavelmente tolerará a sua companhia; agora a sua atitude para o gato da vizinha, ou qualquer outro que não esteja familiarizado, não será pacífica. Pássaros ou outros pequenos animais poderão também não estar a salvo.

A sua inteligência e atitude naturalmente submissa fazem com que o Weimaraner seja um cão fácil de treinar. No entanto, é importante que, enquanto futuro dono, seja capaz de lhe dar uma educação positiva e consistente, de se assumir como líder e manter essa posição.

A adoração pela sua família aliada à grande energia e inteligência que possui faz com que o Weimaraner exija atenção constante e, por isso, um dono com tempo e disponibilidade. O Weimaraner é difícil de cansar e precisa de realizar actividades que o estimulem não só fisicamente como mentalmente. Caso isso não aconteça ficará aborrecido e irá procurar outras formas de se entreter, e você, como dono, provavelmente não irá ficar satisfeito com as ideias do seu cão. E não pense que deixá-los no jardim durante todo o dia resolve o problema: começarão a escavar à procura de um “tesouro perdido” e podendo ainda desenvolver outros problemas como ansiedade por separação.

Acima de tudo, o Weimaraner é extremamente energético e precisa também de um dono com bastante energia, que adore desporto seja ele qual for ou que tenha curiosidade e motivação para participar em desportos caninos. Um Weimaraner que liberte as suas energias diariamente e que seja parte integrante da vida do seu dono é uma companhia excepcional, um verdadeiro “Anjo cinzento”.