Registo

Aparência Geral

Cão de patas curtas mas de considerável sustância, bem balanceado, cheio de qualidade. É importante ter em mente que este é um cão de trabalho e, como tal, a sua estrutura deve ser adequada à sua finalidade. Assim, deve ser forte, activo e capaz de grande resistência no terreno de caça.

Cabeça

Pode apresentar uma pequena quantidade de rugas na testa e ao lado dos olhos. A pelagem da cabeça é flexível o suficiente para enrugar ligeiramente quando puxada para a frente ou quando a cabeça está para baixo.

Crânio

Em cúpula, com um proeminente osso occipital, de largura média na testa e estreitando ligeiramente para o focinho.

Stop

Moderado.

Trufa

Inteiramente preta, excepto nos cães de cor clara, em que pode ser castanha ou cor chocolate. Narinas grandes e bem abertas; trufa pode sobressair um pouco além dos lábios.

Chanfro

Focinho aparentemente inclinado, não pontiagudo.

Lábios

Lábios superiores sobrepõem-se substancialmente ao lábios inferiores.

Maxilas e Dentes

Maxilares fortes, com mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, ou seja, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e estão inseridos ortogonalmente aos maxilares.

Olhos

Em forma de losango, nem proeminentes, nem profundos, escuros, mas podem ter tons de castanho médio em cães de cor clara. Expressão calma e séria. Olhos claros ou amarelos são altamente indesejáveis.

Orelhas

Inserção baixa, logo abaixo da linha dos olhos. Longas; o comprimento correcto ultrapassa apenas um pouco o focinho, mas não excessivamente. Estreitas ao longo de seu comprimento e enrolando-se bem para dentro; muito flexíveis, finas e de textura aveludada.

Pescoço

Musculado, bem arqueado e bastante longo com barbelas pronunciadas, mas não exageradas.

Tronco

Longo e profundo em todo o seu comprimento; garrote e quartos aproximadamente na mesma altura.

Dorso

Amplo e nivelado. Do garrote à garupa não deve ser demasiado longo.

Lombo / Rim

Deve arquear ligeiramente.

Linha inferior e ventre

Deve haver espaço suficiente entre a parte inferior do tórax e o chão para permitir que o cão se mova livremente sobre todos os tipos de terreno.

Peito

Bom antepeito, perfeitamente em curva quando visto de frente. Esterno proeminente, mas o peito não é nem estreito, nem muito profundo. Costelas bem arredondadas e arqueadas, sem saliências, estendendo-se bem para trás.

Cauda

Bem inserida, bastante longa, forte na base, afinando, com moderada quantidade de pêlos grossos em baixo. Quando em movimento, a cauda é portada bem para cima e curva-se ligeiramente, em forma de sabre, nunca enrolando.

Membros Anteriores

Antebraço superior ligeiramente inclinado para dentro, mas não ao ponto de impedir a acção livre ou fazer com que as pernas se toquem quando paradas ou em movimento. Algumas rugas da pele podem aparecer na parte inferior das pernas, mas isso não deve ser de forma excessiva.

Cotovelos

Não virando nem para dentro nem para fora, mas bem juntos nos lados.

Ombros

Espáduas bem inclinadas para trás; ombros não pesados.

Antebraços

Pernas curtas, poderosas e com grande ossatura.

Carpos

É altamente indesejável formar uma curva para frente.

Mãos

Grandes, bem juntas e almofadadas. Patas anteriores podem apontar para a frente ou podem virar ligeiramente para fora, mas em todos os casos, o cão deve parar em posição perfeita. O seu peso é suportado pelos dedos e as almofadas, fazendo com o Basset deixe as suas pegadas como se de um cão grande se tratasse. As partes das patas desprovidas de almofadas não deveram estar em contacto com o solo.

Membros Posteriores

Cheios de músculo e destacando-se bem, dando um efeito quase esférico quando vistos por trás. Algumas rugas da pele podem aparecer entre os jarretes e os pés, e por trás da articulação dos jarretes pode aparecer uma ligeira bolsa de pele, mas, em nenhum dos casos, estas devem ser algo excessivo.

Joelhos

Bem angulados.

Metatarsos

Jarretes bem descidos e ligeiramente angulados, não virando nem para dentro nem para fora e apenas sob o corpo, quando parado em posição natural.

Pés

Grandes, bem juntos e almofadados. Em todos os casos, o cão deve parar em posição perfeita. O seu peso é suportado pelos dedos e as almofadas, fazendo com o Basset deixe as suas pegadas como se de um cão grande se tratasse. As partes das patas desprovidas de almofadas não deveram estar em contacto com o solo.

Movimento

O mais importante para garantir que o cão é apto para o propósito. Acção suave, poderosa e sem esforço com bom alcançe dos membros anteriores e a parte traseira mostrando uma poderosa propulsão; o cão deve apresentar um movimento livre tanto dianteiro como traseiro. Jarretes e os joelhos jamais podem permanecer rígidos em movimento, nem quaisquer dedos devem ser arrastados.

Pelagem

Pêlo

Liso, curto e justo, sem ser muito fino. Contornos são lisos e sem franjas. Pelagem comprida, macia ou franjas, são altamente indesejáveis.

Cores

Geralmente preto, branco e castanho (tricolor); limão e branco (bicolor); mas qualquer cor típica dos cães tipo "hound" é reconhecida.

Pele

Flexível e elástica, sem qualquer exagero.

Dimensões

Altura no garrote

33 a 38 cm.

Comportamento

Cão tenaz de linhagem antiga que caça pelo faro, possui um instinto de matilha e um ladrar melodioso e profundo. Plácido, nunca agressivo ou tímido. Afectuoso.

Faltas

Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como um defeito que será penalizado em função da sua gravidade e das suas consequências na saúde, no bem-estar do cão e na sua capacidade para realizar o seu trabalho tradicional.

Faltas eliminatórias

  • Agressividade ou timidez excessiva.
  • Qualquer cão que apresentar anomalia física ou comportamental deve ser desqualificado.

Resumo Histórico

O Basset foi supostamente criado por monges em França, na Idade Média, para caçar no mato denso, sendo capaz de manter o focinho junto ao chão. Embora intimamente relacionada com toda a família de Bassets franceses, a raça foi desenvolvida na perfeição na Grã-Bretanha. É um cão capaz de caçar a sua presa natural, a lebre, com persistência e a um ritmo relativamente lento mas percorrendo grandes distâncias.

Outros

Utilização

Caça

Provas de trabalho

Sim

Nota

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem descidos na bolsa escrotal.

Número do estalão 163

Data de publicação do estalão de origem em vigor 13 Outubro 2010

Data da última revisão Doglink 23 Fevereiro 2013

Traduzido por Doglink

Fonte Fédération Cynologique Internationale