Registo

GrupoGrupo 11 - Raças não reconhecidas pela Fédération Cynologique Internationale (FCI)

País de origemPortugal

Primeira utilidadePastoreio

Características principaisInteligente e fiel

TamanhoMédio

Peso21 - 30 kg

Altura48 - 58 cm

PelagemComprida

Esperança média de vida14 anos

Nivel energéticoElevado

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoElevado

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemMédio

Foto Barbado da Terceira

Sabia que

Só em 2004 é que o Barbado da Terceira foi reconhecido, provisoriamente, como raça pelo Clube Português de Canicultura e foi integrado no Grupo 1.

O Barbado tem uma dedicação infindável ao seu dono, um desejo constante de aprender e uma necessidade natural de se sentir útil. Assim, precisa de um dono que esteja sempre disponível a dar-lhe suficiente estímulo físico e mental, quer seja a conduzir bois ou praticar Obedience ou Agility. Mas o mais importante para ele é estabelecer laços fortes com o seu dono. Por isso, fora das actividades, o seu Barbado vai segui-lo para todo o lado, vai ser os seus olhos e até mesmo a sua sombra. Mas se este comportamento o irrita, nem pense em metê-lo num canil! Considere outra raça imediatamente.

Como todos os cães pastores, o Barbado tem um instinto predatório apurado que se não for convenientemente redireccionado pode ter consequências pouco felizes, desde atacar um animal da sua quinta até aleijar uma criança que brinca no parque infantil. A tendência do Barbado para ser dominante exige um dono que se saiba impor naturalmente e que nunca seja manipulado pelo seu ar de “ursinho de pelúcia”. Caso seja capaz de lhe garantir uma educação firme e consistente, então terá um óptimo companheiro para a vida.

O Barbado não exige muitos cuidados, o principal a ter é mesmo com a pelagem. Não por ser comprida e largar muito pêlo, pelo contrário! Esta tem a particularidade de não fazer mudas entre as estações, o que tem os seus aspectos positivos e negativos. É bom, por um lado, pois fornece ao Barbado uma protecção térmica quer contra o frio quer contra o calor e, por não ter tendência a largar pêlo, o chão lá de casa fica livre de pêlos. Por outro lado, caso não retire o pêlo morto, este vai-se acumulando até se formarem “rastas”, o que é muito desconfortável para o seu Barbado e é mesmo necessária uma tosquia para que o seu pêlo volte a ter o aspecto normal. Para evitar que isso aconteça, dê-lhe uma escovadela semanalmente.

Por ser uma raça relativamente nova, multidisciplinar e cheia de potencialidade, o seu futuro ainda está muito em aberto mas tanto pelo trabalho realizado nos últimos anos,  por alguns criadores,  como pelo seu carácter este deve ser promissor. Antes de adquirir um Barbado, fale com criadores, analise se se identifica com o temperamento dos animais e escolha o seu Barbado de acordo com a função que ele vai desempenhar na sua vida.

Para finalizar é muito importante que confirme que este cão de “um só dono” não gera ciúmes dentro da família, que tem tempo para gastar as energias do seu Barbado e que é capaz de o educar firme e consistentemente.