Registo

GrupoGrupo 3 - Terriers

Secção do grupoSecção 3 - Terriers do tipo Bull

País de origemEstados Unidos da América

Data de origemXIX

Primeira utilidadeLuta contra touros

Características principaisDeterminado e inteligente

TamanhoMédio

Altura43 - 48 cm

PelagemCurta

Esperança média de vida16 anos

Nivel energéticoMédio

Nível de brincadeiraElevado

Nível de afectoMédio

Exercício necessárioMédio

Experiência do dono com cãesMédio

Cuidados com a pelagemBaixo

Foto American Staffordshire Terrier

Sabia que

O “Petey” do filme Pequenos Marotos (The Little Rascals) foi dos primeiros AmStaffs a serem registados no Clube de Canicultura Americano (AKC).

Os Terriers são cães de carácter destemido sem medo de ir aos confins da terra em busca das suas presas, daí o seu nome derivar do latim “terra”. Para algumas raças este instinto destemido foi utilizado para a caça, para outras este foi misturado com os instintos de “Bull” e os cães foram utilizados como gladiadores caninos. E se é certo que os desportos sangrentos serviram para desenvolver muitas raças caninas, é importante perceber que estas diversões infames foram levadas a cabo pelo homem e não pelos animais. Hoje em dia, passados mais de 15 anos que foi feita a primeira legislação a proibir as lutas de cães em Portugal, os amantes que dizem que estas servem para avaliar o carácter dos cães é porque a sua mentalidade com certeza ainda não chegou ao século XXI.

O American Staffordshire Terrier é de facto um cão que mantém o seu instinto predatório face aos outros animais, mas também é considerado um dos melhores animais de companhia. O AmStaff, como é apelidado pelos seus fãs, é um cão de contrastes. Por um lado, é um cão muito orientado à família: um brincalhão cuidadoso com os mais pequenos, um parceiro pronto para qualquer desafio com um adulto activo ou até mesmo companheiro dedicado e paciente para os mais velhos. Por outro lado, é um cão pouco sociável com outros animais, por isso, se quer um cão que possa levar ao parque e que brinque amigavelmente com outros cães, escolha outra raça.

A natureza dos AmStaffs é agradar e satisfazer o seu dono, por isso estes cães são extremamente obedientes. No entanto, isto não significa que o treino de obediência possa ser deixado de lado ou dado como garantido. A sua energia infindável, desejo constante de aprender e inteligência, fazem do AmStaff um atleta perfeito para qualquer tipo de actividade, desde Obedience e Agility até cães de salvamento e terapia. É importante nunca esquecer que, em qualquer treino, o tom da sua voz é bem mais importante que qualquer intimidação física, por isso, se quer que o seu AmStaff aprenda com motivação e sem resitência, nunca utilize força bruta.

O AmStaff é um cão que se adapta tanto à cidade, já que não precisa de muito espaço e não tem o hábito de ladrar (só mesmo quando necessário), como ao campo pois a sua pelagem não precisa de cuidados muito exigentes.

Ter um AmStaff é uma responsabilidade. De tempos em tempos, a raça é difamada por histórias de donos que não têm mão nos seus cães. De facto, o AmStaff como primeiro cão pode ser demais para um principiante. Por isso, antes de adquirir um AmStaff fale com os criadores e lembre-se que ter um cão é também dar a conhecer a raça à sociedade, ou seja, o que o seu cão for, é o que as pessoas menos informadas irão dizer sobre a raça.