Registo
Foto TreT, o cão parkour da Ucrânia

O Parkour é uma modalidade interessante de se ver quando é feita por humanos, mas quando é feita por um cão, é simplesmente...Espectacular. Quem conhece o TreT, um American Staffordshire Terrier de 7 anos da Ucrânia, que o diga: ele salta trilhos, escala paredes... é o verdadeiro mestre de quatro patas de parkour.

O TreT é um dos dois cães mundialmente conhecidos que se dedica ao parkour – o outro é uma cadela Hawaiana chamada Roxy. O seu dono, Evgeny Elchaninov, diz que quando começou a treinar o TreT não sabia da existência de Roxy mas considera que os movimentos do seu cão são muito mais espectaculares (e nós concordamos!).

O jovem ucraniano praticava ele próprio parkour mas uma lesão no joelho fez com que, de repente, tivesse que abdicar da sua maior paixão na vida. No entanto, todos os seus sonhos parece que reencarnaram no seu cão de 6 meses que adorava correr e saltar. Assim, Evgeny começou a treinar TreT na arte do Parkour, tanto em cenários urbanos como em cenários históricos, e foi colocando os seus vídeos na internet. Pouco tempo depois, TreT já era uma celebridade.

Evegeny lembra-se do primeiro momento que reparou no talento de TreT: “Saltou para uma cadeira e depois para o frigorífico e tinha apenas 6 meses de idade. Era um cachorro muito energético e mesmo agora adora fazer habilidades”. Evegney diz que muitas pessoas pensam que como ele não conseguiu seguir uma carreira em Parkour, obriga o cão a fazê-lo. “A realidade é que ensinei a TreT alguns truques, o resto foi ele que inventou.” O jovem diz que só coordena os treinos de TreT e que o cão improvisa bastante, o que faz com que os vídeos sejam tão interessantes.

 

Apesar de ainda não serem conhecidos como celebridades na sua cidade, TreT e Evgeny são extremamente populares online e os seus fãs até já lhe fazem vídeos de tributo:

 

Além disso, Evgeny criou um website onde vende cursos de treino para outras pessoas que se queiram iniciar nesta modalidade, que dá por nome de TreT style:

 

 

Fonte: Kanald