Registo
Foto “Tomás vai ao canil”: sensibilização das crianças

Num país onde o abandono de animais ainda é um tema muito presente e que faz encher associações e canis, o sonho de sensibilizar para esta temática desenvolve-se em muitas pessoas. Em 2011 Elisa Pereira sonhou, escreveu e de 2012 em diante concretizou, partindo numa demanda contra o abandono, começando nos mais novos.

Em 2012, a Chiado Editora publicou o primeiro livro de Elisa Pereira: “Tomás vai ao Canil”. Em conjunto com o propósito de sensibilizar para a temática do abandono dos animais, as vendas do livro revertem em parte para a União Zoófila.

Em 2014, praticamente dois anos depois, Elisa conta ao Mundo dos Animais que o balanço tem sido positivo. “Temos sido muito acarinhados pelas crianças e estamos muito gratos pelos bens que as famílias entregam para o “Tomás” poder ajudar os animais”. Tomás está entre as aspas e não é por acaso. Aspas porque a personagem tem vida para além das páginas do livro. É uma mascote que vai às escolas dar a conhecer esta problemática e sensibilizar os mais pequenos. De escola em escola também se fazem recolhas de donativos que chegam depois a várias associações de ajuda a animais. “A intenção é ajudar os animais e toda a ajuda é pouca”, salienta.

Com um discurso que revela vontade de virar do avesso os números do abandono em Portugal, Elisa refere que, apesar de as vendas não estarem a ser como imaginava, não vai desistir. “A mascote deu muito trabalho a fazer e é gratificante ver os sorrisos das crianças quando tiram uma foto com o Tomás”, afirma a escritora. “Mais gratificante ainda é ouvir histórias de alguém que foi a um canil, ver as crianças a ajudar os animais e ouvir uma criança repetir a frase “Tenta que tu és capaz”.

No que toca à sensibilização Elisa Pereira não tem dúvidas: “Acredito muito no poder das crianças. Se há alguém que pode levar os pais a um canil, é a criança. Se há alguém que pode mudar o mundo, é a criança”.

No futuro, o projecto O Sonho do Tomás pretende criar iniciativas de recolha de Alimentos para animais, transmitir a sua mensagem às crianças através de peças de Teatro nas Escolas e criar a Quinta Pedagógica do Tomás que pretende ser um espaço lúdico e cultural com actividades para a comunidade escolar e familiar.

Aqui fica um vídeo do trabalho que a equipa tem feito:

 

Se pretende ajudar esta iniciativa contacte a autora através de elisacspereira@gmail.com ou no facebook de O Sonho do Tomás.

Fonte: O mundo dos Animais, Publikador