Notícias relacionadas
19 Setembro 2013
Terapia com animais num hospital em 1956
12 Novembro 2013
18 Dezembro 2013
Criança trata de cães abandonados
24 Fevereiro 2014

O mundo dos animais sofreu ontem uma enorme perda que está a abalar pessoas em todo o mundo. A Dr.ª Sophia Yin, uma veterinária, treinadora, comportamentalista e educadora revolucionária no mundo dos animais faleceu ontem (29/09/2014) de morte inesperada.
A missão de vida da Dr.ª Sophia Yin era melhorar a vida dos animais e o seu comportamento, para que os seus donos pudessem cuidar, apreciar e divertirem-se mais com eles. Se o objectivo dela era mudar o mundo, ela conseguiu-o através dos vários livros, vídeos, apresentações, aulas, etc sobre comportamento animal. O seu último livro é agora considerado uma bíblia "Low Stress Handling, Restraint and Behavior Modification of Dogs & Cats". Através do seu canal de Youtube e página Facebook a Dr.ª Sophia Yin influenciou pessoas de todo o mundo com os seus métodos.
Sophia sempre quis ser veterinária e em 1993 o seu sonho tornou-se realidade. No entanto, quando começou a exercer, rapidamente se apercebeu que eram eutanaziados pelo donos mais animais devido a problemas comportamentais do que a problemas de saúde. Assim, resolveu voltar a estudar e em 2001 tirou um mestrado em Ciência Animal na Universidade da Califórnia (UC) onde estudou comunicação vocal em cães e trabalhou em modificação de comportamento de vários animais (cavalos, girafas, avestruzes e até galinhas). Ganhou também vários prémios como colunista da revista San Francisco Chronicle. Após ser graduada, a Dr.ª Yin foi professora durante cinco anos na UC.
Através de todas estas experiências, a Sophia Yin apercebeu-se que para modificar o comportamento animal é necessário ser-se bondoso, estratega e paciente. Sophia aprendeu que cada animal precisa de um humano que o possa liderar. Não com um chefe, mas como um “parceiro de dança” – alguém que consiga transmitir sinais bem claros e recompensar comportamentos desejados à medida que estes vão acontecendo, remover imediatamente recompensas assim que comportamentos não desejados ocorrem e ter um plano consistente até que o novo e bom comportamento seja um hábito.
A popularidade dos métodos e práticas da Dr.ª Sophia Yin fez com que esta se tornasse num dos maiores icons mundiais da história do treino e comportamento animal. Os seus métodos contrapõem-se aos do “Encantador de Cães”, Cesar Milan, que atinge resultados desejados baseando-se na submissão dos animais. Para Sophia, ser packleader é implementar técnicas que ajudam o nosso animal a se sentir mais seguro, acabando com medos ou ansiedades.
Além dos seminários, palestras e aulas que dava, a Dr.ª Sophia Yin tem vários casos relatados em publicações e vídeos. Por exemplo, o medo de ir ao veterinário pode ser facilmente ultrapassado: “Leve o seu cão ao veterinário para ele ir receber uma recompensa (biscoitos, brinquedos, etc). Os meus cães adoram ir ao veterinário porque sabem que é um sítio divertido onde coisas positivas acontecem”.
Como admiradores e reconhecendo o contributo do trabalho da Dr.ª Sophia Yin, é com profunda tristeza que escrevemos esta notícia.