Registo
Foto Restos de comida: os nutricionistas caninos alertam para os perigos

Muitos donos de cães põem a saúde dos seus cães em risco quando os alimentam com restos de comida ou pequenas guloseimas. Porquê? Porque o sistema digestivo canino não está preparado para comer exactamente as mesmas comidas que os humanos.

Kirstina Johansen, uma nutricionista canina, afirma que “apesar das boas intensões dos donos ao alimentar os seus cães com pequenas ‘delícias’ como chocolate, uvas ou até um copo de vinho, o que é certo é que eles estão a colocar os seus cães em risco de vida”.

“Alguns destes ingredientes tóxicos para os cães podem estar disfarçados num prato e o dono dar ao cão esquecendo-se que estes estão presentes. Um exemplo disso é o molho de cebola”.

“É muito tentador dar aos cães restos de comida mas é importante não esquecer que, apesar de serem membros da família, têm um sistema digestivo diferente do dos humanos. Por isso, algumas comidas que consideramos saudáveis para nós, podem ser tóxicas para os cães”, explica Kristina.

A lista dos ingredientes mais perigosos para cães inclui: chocolate, adoçante, uvas e passas, cafeína, macadamia, álcool, caroços ou sementes de fruta, ossos cozidos e cebolas.

A maioria das frutas e vegetais são boas para os cães, mas uvas, alho e cebolas devem ser evitados. Estes dois últimos possuem um químico que destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia, fraqueza e dificuldades respiratórias.

As uvas e passas podem danificar os rins – o que pode vir a ser fatal.

Os cães também não estão adaptados a metabolizar álcool ou cafeína, e se o fizerem podem danificar os seus órgãos.

O chocolate é um dos ingredientes tóxicos mais popular pois contém teobromina, uma substância que é degradada muito lentamente pelo sistema digestivo dos cães. Se esta substância acumular no organismo do animal, pode-se tornar tóxica ou mesmo fatal (leia mais sobre os perigos do chocolate).

A pensar nos inúmeros casos de envenenamento por alimentos tóxicos em cães, esta nutricionista canina juntamente com um grupo de veterinários desenvolveram uma aplicação para que os donos saibam as comidas que são seguras e que podem dar aos seus cães.

Além disso, recentemente, a seguradora Direct Line lançou um projecto de culinária canina onde o chefe James Martin e o veterinário e nutricionista Marc Abraham apresentam diferentes receitas para cães. Estas receitas não pretendem servir como alternativa às refeições principais mas como um snack, recompensa ou miminho especial e poderão ser ingeridas tanto por cães como humanos.

Se não resiste em partilhar a sua comida com o seu cão, então aprenda algumas destas receitas:

 

Fonte: Dailymail