Registo
Foto Quinta dos Patudos é premiada em concurso de ideias

O projeto de criação, no Algarve, entre Paderne e S. Bartolomeu de Messines, da “Quinta dos Patudos”, um parque rural canino, foi uma das 10 ideias premiadas, entre os 324 concorrentes a nível nacional no concurso “Todos Queremos um Bairro Melhor”, promovido pela EDP e pela revista Visão com o alto patrocínio da Presidência da República.

A ideia agora premiada é aproveitar um terreno agrícola para criar um parque para exercitar e socializar cães com supervisão técnica adequada, para treinar e praticar modalidades caninas, e para realizar seminários e workshops de educação e treino de cães e outras actividades envolvendo animais.

O projeto de criação do parque rural canino “Quinta dos Patudos”, que acabou por  ser o mais votado pelos utilizadores da Comunidade EDP, foi premiado pelo júri do concurso com um prémio monetário, no valor de 2.000€, que será integralmente utilizado na implementação da ideia. Este foi o único projeto da região do Algarve premiado neste concurso.

O parque

A “Quinta dos Patudos” possuirá uma infraestrutura, com características inovadoras no nosso país, pretende vir a responder à necessidade sentida pelos proprietários de cães da existência de espaços devidamente equipados que permitam exercitar, socializar, treinar cães e praticar desportos caninos em condições de segurança. A localização em meio rural permite, também, conjugar a prática destas actividades com o contacto com a natureza.

O parque possuirá ringues vedados, com uma área total de 1.400 m2, estruturas de apoio amovíveis e equipamentos para treino e prática de desportos caninos. A Quinta dos Patudos possuirá, também, equipamentos lúdico-didáticos para trabalhar a destreza, o equilíbrio e a confiança tanto dos cachorros como dos cães adultos. Uma área do terreno onde o parque vai ser instalado, que possui denso matagal mediterrânico, será preservada e valorizada através da criação de um pequeno trilho ambiental.

Os espaços e equipamentos do parque poderão ser utilizados individualmente ou em grupo para passear, exercitar e socializar cães sob supervisão de pessoas com formação na área da educação e treino canino e para treinar e praticar desportos com cães, como agility, disc dog, obedience, flyball, entre outros.

O parque espera vir a acolher eventos desportivos (demonstrações e competições de desportos caninos), actividades de carácter socioeducativo nas áreas da proteção e bem-estar animal e da educação ambiental e, ainda, actividades assistidas por animais destinadas a crianças, idosos, portadores de deficiência e outros públicos.

O projecto

A construção do parque já foi iniciada tendo já sido realizados os trabalhos de limpeza, de instalação das vedações dos ringues e feita da delimitação do trilho ambiental. O início das actividades regulares da Quinta dos Patudos está previsto para o próximo Outono.

A Quinta dos Patudos trata-se de um projeto sem fins lucrativos, que será implementado e gerido por uma pessoa coletiva sem fins lucrativos (associação ou cooperativa) a constituir para o efeito. A intenção dos promotores passa, também, por envolver no projeto outras entidades públicas e privadas com especial destaque para as Associações de Defesa Animal existentes na comunidade.

Os interessados em obter mais informações ou acompanhar este projeto poderão consultar o website do parque em www.quintadospatudos.com ou a página do Facebook em www.facebook.com/quintapatudos.

Fonte: Informação e fotos gentilmente cedidas por Quinta dos Patudos