Registo
Foto Projecto Amor Rafeiro

Um grupo de cidadãos do concelho de Almada está empenhado em levar adiante o projecto de um novo canil, inovador e multiusos, para o concelho.

O Amor Rafeiro é um movimento social criado em Março deste ano, com o objectivo de mobilizar esforços e encontrar solução para um problema do concelho que urge resolver: a precariedade das instalações do Canil da Aroeira, onde a Associação Os Amigos dos Animais de Almada (A.O.A.A.A.) tem a seu cargo cerca de 250 cães, bem como o recente aumento do número de cães abandonados no concelho.

Actualmente, os animais do Canil da Aroeira vivem em condições muito rudimentares: abrigos em madeira, telha e rede que são demasiado fracos para aguentar o frio do inverno, o calor do verão e prevenir pulgas e outras vicissitudes. As intempéries são devastadoras, exigindo posteriormente um grande esforço para acudir aos animais e reparar as instalações. A solução, em estreita colaboração com a A.O.A.A.A., passa pela construção de um novo canil, de carácter inovador.

O novo canil deverá disponibilizar diversos serviços úteis à comunidade, que contribuirão para a sustentabilidade financeira do projeto. Entre eles estará incluído um hotel para alojamento temporário, um crematório e um serviço de tosquias e banhos. Prevê-se também a realização de acções de formação e visitas guiadas, bem como atividades que proporcionem a convivência entre os animais e os habitantes do concelho, nomeadamente a prática de exercício físico em companhia de cães.

O novo canil pretende afastar a ideia de “depósito de animais” e aproximar-se da ideia “inclusão dos animais na sociedade”. Estão provados cientificamente os benefícios dos cães quer a nível fisiológico, psicológico e social, assim os cães do canil poderão apresentar mais-valias para os habitantes do concelho de Almada. O grupo propõe-se a visitar, com cães treinados e acompanhados de voluntários devidamente preparados, aqueles que poderão beneficiar do convívio terapêutico com o animal, nomeadamente idosos, deficientes, crianças e jovens.

Está ainda incluído no projecto acções de sensibilização junto da população, nomeadamente sessões de esclarecimento para os adultos, através de contactos com as juntas de freguesia, bem como visitas de sensibilização às escolas para os mais jovens. Entre outros, o problemas do abandono e a importância da esterilização devem ser abordados para que haja mudança de comportamento por parte da sociedade.

O grupo dinamizador do Amor Rafeiro reúne uma série de profissionais nas áreas de advocacia, arquitectura, assistência social, veterinária, terapias alternativas, design, educação, tradução, produção de espectáculos, gestão de projetos, gestão financeira, jornalismo e outros meios de comunicação, que, no seu conjunto, podem dar a garantia de um trabalho sério, responsável e bem estruturado.

A Câmara Municipal de Almada apoia a A.O.A.A.A. exclusivamente através dos seus serviços veterinários, na esterilização de cadelas e em acções de vacinação. Ainda assim, dado o trabalho da Associação em prol da saúde pública e as propostas incluídas no projecto Amor Rafeiro, os responsáveis entendem que a Câmara, à semelhança de outros concelhos do país, deverá apoiar um projeto desta natureza, em particular na cedência e no licenciamento do terreno.

A equipa do Amor Rafeiro está determinada a ir para a frente com o projecto e já começou a fazer angariação de fundos através de eventos e donativos, não só a nível nacional como internacional.

Festa Amor Rafeiro em Cacilhas.

Angariação de verbas para o Amor Rafeiro em Londres.

Fica ainda a reportagem da SIC Notícias sobre as condições precárias do canil e as suas necessidades:

 

Para saber mais sobre este projecto e apoiá-lo visite a página oficial.

Imagens @Amor Rafeiro Facebook