Registo
Foto Primeira máquina de lavar controlada por cães

O incrível trabalho dos cães de serviço, que dedicam as suas vidas ao auxílio dos donos, tem nas novas tecnologias uma mais valia para ir mais além e ajudar de maneiras até então impossíveis.

A Woof to Wash, uma máquina de lavar projectada para ser utilizada por cães de serviço, permite que estes façam todo o processo sem ser necessário qualquer ajuda humana.

A máquina foi inventada por John Middleton, que é o director geral da empresa especialista em lavandaria JTM. A sua inspiração veio depois de assistir a um vídeo da organização Support Dogs no qual um cão de serviço tirava a colcha da cama e a colocava numa máquina de lavar comum.

O conteúdo do vídeo deixou Middleton maravilhado e, após uma reunião inicial com a Support Dogs, começou a trabalhar com uma equipa de engenheiros na criação do projecto da Woof to Wash e terminou (com a ajuda da empresa Miele Professional) em apenas quinze dias.

A demonstração do produto ocorreu na sede da Support Dogs, em Londres, com Duffy, um cão de serviço de 2 anos, a fazer as honras e e a apresentar o seu funcionamento ao público.

Para iniciar o processo basta que o cão aperte com a pata um botão para abrir a porta da máquina. Com a boca, tem de puxar uma pequena corda que está ao lado da porta e, deste modo, abre-a completamente. As roupas são colocadas (pelo cão) dentro da máquina que quando acaba fecha a porta. Para ligar a máquina, basta ladrar! Não é magia: há um microfone que reconhece o ladrar do cão fazendo com que os produtos de limpeza (previamente medidos) sejam acrescentados e se inicie a lavagem.

“As máquinas de lavar roupa de hoje em dia são bastante complexas e podem ser demasiado difíceis de lidar para pessoas com deficiências físicas, motoras ou até com dificuldades em aprender”, afirma Middleton, que já havia trabalhado para implementar máquinas com um único programa para simplificar o processo. "Quando soubemos do trabalho incrível da Support Dogs, a Woof to Wash foi um próximo passo óbvio".

Fonte: Daily Mail