Registo
Foto Pensões para cães-policia reformados

Os cães-polícia reformados de Nottinghamshire, Inglaterra, vão receber cerca de 1.800 euros (1.500 libras) para poderem pagar as suas contas de veterinário, de acordo com o jornal Telegraph. Na práctica, trata-se de uma pensão normal de reforma, sendo que, neste caso, o valor é fixo para três anos, ou seja, cerca de quase 600 euros (500 libras) serão entregues por ano.

A medida entrará em vigor em Dezembro e recompensará os cães pelo seu “trabalho duro a combater o crime”, segundo a BBC.

“Estes cães deram muito ao serviço, durante anos, a proteger o público”, explicou o comissário Paddy Tipping. “Vamos garantir que eles continuam com ajuda médica depois de terminarem o seu serviço”.

Segundo a imprensa inglesa, hoje em dia há 26 cães a trabalhar para a polícia de Nottinghamshire. Normalmente, o cão fica com o seu parceiro da polícia quando se reforma, mas por vezes ele é entregue a uma nova família.

“Se as pessoas e funcionários que trabalham na polícia têm direito a uma reforma digna, acho que os cães também direito a isso”, concluiu o comissário Tipping.

Nos Estados Unidos, várias organizações não-governamentais lutam há anos pelas mesmas condições para os cães-polícia. Em Setembro de 2012, a ONG National k-9 propôs um movimento para conceder benefícios médicos a cães-polícia.

Em Portugal dificilmente uma acção semelhante alguma vez verá a luz do dia.

Fonte: Greensavers, Telegraph