Registo
Foto O Zico foi salvo

Desde dia 6 de Janeiro de 2013 que o Zico tem sido o cão mais falado em Portugal. A história foi trágica e o animal quase chegou a ser abatido. Após muitas petições, apelos e recursos, a ANIMAL recebeu hoje a notícia de que uma Juíza do Tribunal Administrativos de Beja decidiu dar provimento ao recurso de providência cautelar pedido pela organização.

O Zico será retirado do canil de Beja durante os próximos dias e ficará provisoriamente sob o cuidado da ANIMAL até ser julgada a acção principal, ainda sem data marcada.

Como está fechado há sete meses numa jaula de três metros quadrados, numa ala especial para cães perigosos, a dirigente da ANIMAL Rita Silva diz que vai ser necessário submetê-lo a tratamento especializado, uma vez que o seu estado se pode ter agravado. Ainda assim, o caso do Zico é semelhante a tantos outros que já passaram pela ANIMAL e a reabilitação física e psicológica não é algo fora do comum.

Rita Silva adianta ainda que o cão vai ser rebaptizado, tal como sucede com todos os animais resgatados pela associação: “Vamos chamá-lo Mandela, porque tal como o líder sul-africano este cão também é um símbolo de liberdade. Esteve preso sete meses sem saber porquê, tal como Mandela esteve preso mais de duas décadas”.

Apesar de ser cedo demais, muitas pessoas já começam a perguntar se o Mandela irá para adopção. A resposta é negativa, o Mandela ficará em regime de santuário.

Embora seja uma decisão provisória, a ANIMAL garante que irá fazer de tudo para que ela se torne definitiva.

Saiba mais em: ANIMAL