Registo
Foto Já 600 cães morreram devido a biscoitos contaminados

Quase 600 animais já morreram e mais de 3600 estão doentes devido a uma misteriosa doença ligada a biscoitos produzidos na China. Os casos foram detectados em cães de todas as idades, tamanho e sexo após terem ingerido biscoitos de galinha, pato e batata doce. O número de animais contaminados parece estar a baixar mas os representantes da entidade reguladora Food and Drug Administration (FDA) estão à procura de respostas em conjunto com os veterinários e os donos dos animais para tentar resolver este puzzle.

As queixas foram reportadas não só pelos donos dos animais, como também pelos veterinários, que se depararam com os mesmos sintomas repetidas vezes: perda de apetite, vómitos, insuficiência renal e hemorragia gastrointestinal, que resultam numa doença rara ao nível dos rins: Sindrome de Fanconi.

“Até agora, o despiste feito aos biscoitos não revelou a causa da doença. Trata-se de um dos casos mais misteriosos que já tivemos de investigar”, diz Martine Hartogensis, uma das directoras do Centro de Medicina Veterinária da FDA. “Apesar dos alertas feitos, continuamos a receber relatórios de doença quer em cães quer em gatos”.

Estes casos começaram a ser notificado à FDA desde 2007, quando os donos relataram que os seus animais estavam a sofrer de problemas gastrointestinais e renais após ingerirem estes biscoitos. Até Janeiro deste ano, os números aumentaram para um total de 500 mortes e 3200 infectados. No entanto, após essa altura os números reduziram bastante porque dois dos maiores produtores (Nestlé Purina PetCare Co e Del Monte Corp) retiraram do mercado alguns dos seus produtos mais populares devido a um antibiótico não aprovado ter sido detectado nos seus produtos, ainda que em percentagem residual. Mas a FDA não acredita que o antibiótico residual seja a causa deste problema.

Numa carta aberta aos Médicos Veterinários dos EUA, a FDA pede aos veterinários que monitorizem e lhe enviem informação detalhada sobre qualquer animal doente devido a biscoitos, incluindo as suas análises ao sangue e urina.

Ao mesmo tempo que estão a pedir a ajuda dos veterinários, a FDA disponibiliza formulários para os donos dos animais que podem ser entregues em veterinários, lojas de animais ou websites.

A entidade reguladora já repetiu muitas vezes que os biscoitos não são necessários para uma dieta balanceada, mas após estes comunidades a população tende a esquecer-se.

“Caso encontremos produto adulterado em qualquer amostra, vamos agir”, diz Hartogensis. “Sem evidências, não temos autoridade para proibir vendas ou produção.” Assim sendo, não é possível listar todas as marcas que supostamente estão afectadas.

Isto é algo que muitos donos contestam, como é o caso de Robin Pierre of Pine Bush, de Nova Yorque, que acusa os biscoitos de galinha da Waggin' Train como os responsáveis pela morte súbita, em 2011, da sua Pug de dois anos de idade, que passou de um estado saudável para um estado de insuficiência renal.

“A mim enoja-me que o governo continue a proteger as empresas Americanas e Chinesas”, disse à NBC News. “Deviam era proteger os consumidores americanos para que isto não volte a acontecer. Assim que haja alguma dúvida em relação ao produto, deveria existir um rótulo que alertasse os consumidores e então estes poderiam fazer uma escolha consciente”.

De momento, os oficiais da FDA estão a tentar alcançar as pessoas que ainda têm biscoitos para que possam alertá-las dos possíveis problemas. Além disso, se um animal adoecer, a FDA pede aos donos que lhes envie a informação através do seu website.

Fonte: Food and Drug Administrationnbcnews