Registo
Foto EUA: Prender cães tornou-se ilegal em Nashville

A Assembleia de Nashville, no estado do Tennessee nos EUA, votou com unanimidade a favor da proibir que sejam presos cães no exterior das propriedades por longos períodos de tempo ou com correntes pesadas.

O projecto de lei para banir o acto de prender animais durante longos períodos de tempo foi votado no final do mês passado, tendo sido aprovado pela assembleia de Nashville.

Depois da votação, a vereadora Karen Bennet, que liderou a campanha, comemorou do lado de fora da câmara com o apoio de membros do grupo Dogs Deserve Better. Agora, para a lei entrar em vigor só falta a assinatura do presidente Karl Dean.

A nova lei define que prender animais restringindo movimentos passa a ser proibido bem como o uso de correntes que sejam "desproporcionalmente pesadas em relação ao peso do animal." Além disso, as pessoas serão também punidas se deixarem os cães expostos a situações de calor extremo, frio, tempestades ou tornados.

"Essas são apenas algumas medidas responsáveis para acabar com os maus tratos", disse Bennet, realçando o facto das correntes serem muito utilizadas em cães de luta. "As próprias correntes são restritivas, friccionam a pele e causam danos. Removê-las é um avanço enorme."

"Prender os animais só será aceitável se: o animal tiver pelo menos 6 meses de idade e boa saúde, houver peças giratórias em ambos os lados para evitar nós, não for utilizada nenhuma coleira estranguladora ou demasiado apertada, o sistema utilizado tiver pelo menos 5 metros de comprimento. Mais, o animal deve ter acesso a água, abrigo e local seco sempre à disposição, e deve ser alimentado de maneira adequada. Se forem vários animais, estes deverão ser presos de maneira independente para que não fiquem enrolados uns nos outros. Os cães que estejam presos devem ser capazes de se deitar confortavelmente em todas as posições.

Fonte: Life with Dogs