Registo
Foto EUA: a ração Purina Beneful é acusada de ser perigosa e mortal para os cães

No estado da Califórnia, a Nestlé Purina foi processada judicialmente por falta de garantia, negligência, declarações negligentes (entre outras) devido à sua ração para cães Beneful. Esta ração, que tem 8 gamas, é a ração da Purina mais comercializada nos EUA.

Esta acção judicial alega que durante 4 anos a marca terá recebido mais de 3.000 queixas online acerca dos efeitos prejudiciais da comida nos cães. Em alguns casos, os cães tiveram alegadamente hemorragias internas, perda de peso, desidratação e outros sintomas.

Frank Lucido responsabiliza a marca por provocar a morte de um dos seus animais e graves problemas de saúde noutros dois cães. Lucido, que reside no estado de Califórnia, comprou pela primeira vez a ração Beneful em dezembro. A estação televisiva CNN diz que um dos cães de Lucido, um bulldog chamado Dozer, foi encontrado morto no quintal da sua casa no dia 23 de janeiro. Quase em simultâneo, o labrador Remo adoeceu e Lucido decidiu liderar um processo em que vários queixosos responsabilizam a Beneful de provocar a morte ou graves problemas de saúde nos seus "fiéis amigos".

Frank Lucido e os restantes queixosos pedem uma indemnização de 5 milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros) pelos danos causados. De acordo com o jornal britânico "Daily Mail", a ração continua a ser comercializada.

Um porta-voz da Nestlé Purina dos EUA, Keith Schopp, afirmou ao jornal "ABC News" que não existe "qualquer tipo de problema" com a ração e que era feito um controlo de qualidade "exigente" sobre a mesma. Declarou ainda que os componentes utilizados nesta ração (propilenoglicol, um composto orgânico e viscoso e também micotoxinas, produzidas por fungos) foram reconhecidos como "seguros" pelo Governo Federal dos EUA.

A acção judicial apresentada cita a associação Truth In Pet Food que testou a ração Beneful Original e que encontrou níveis de micotoxinas considerados perigosos. O Pet Food Test afirma ter encontrado 10 tipos diferentes de micotoxinas, o que resulta num risco de qualidade equivalente a 32 - acima do risco elevado. Estes relatórios analisam também a análise garantida/ conteúdo mineral bem como as bactérias, comparando a Beneful com outras rações:

Veja a notícia no vídeo da ABC News.

A ração Beneful da Purina não é comercializada em Portugal.

Fonte: Pet Nutrition Blogger Rodney Habib