Registo
Foto Elle, a Heroína Canina de 2013

O prémio de Herói Canino Americano 2013 foi ganho pela Elle, uma American Pit Bull Terrier com 5 anos. Elle é uma cadela de terapia que está envolvida em diversos projectos de cariz social para além de promover na desmistificação de preconceitos e estereótipos, algo que os pit bulls enfrentam diariamente.

Foi no passado sábado, dia 5 de Outubro, que decorreu a votação do Herói Canino 2013 organizado pela American Humane Association. Este título foi criado em 2010 para homenagear e dar a conhecer cães comuns que fazem coisas extraordinárias.

De entre 141 cães escolhidos de vários pontos dos EUA, milhões de votos foram angariados para apurar apenas 8 finalistas que viajaram até Hollywood para a cerimónia de prémios. O vencedor foi escolhido através dos votos do público e por um painel de juízes composto pela treinadora de cães Victoria Stilwell e muitas outras celebridades americanas.

De entre os finalistas estavam cães das mais variadas raças e serviços, desde cães que detectam cancro em pessoas até cães que protegem as forças armadas. Mas foi Elle, uma cadela American Pit Bull Terrier que lida diariamente com crianças que ganhou o primeiro lugar.

Elle foi adoptada em 2008 por Leah Brewer enquanto ainda era cachorra. Em 2010, começou a sua jornada como cão de terapia "Pawin' It Forward" iniciando o programa infantil “Tail Wagging Tales” no qual vai às escolas e ajuda crianças a melhorarem as suas capacidades de leitura ao mesmo tempo que convive com elas. Ler para cães em vez de pessoas pode-lhes tirar alguma pressão, permitindo que as crianças relaxem sem ter adultos que esperam que estas cometam erros.

O programa inclui ainda actividades de desenho em que se dá formação às crianças de como abordar os cães e o papel que estes têm na sociedade, afastando medos e estereótipos (ver livro de colorir).

Como mais de dois milhões de crianças são mordidas por cães todos os anos, Elle tem um papel fundamental na sociedade ensinando às crianças como se devem aproximar dos cães e a reconhecer a sua linguagem corporal e comportamento.

Além de visitar escolas na comunidade, frequenta ainda lares de reformados, aumentando a consciência sobre as raças ditas potencialmente perigosas.

Brewer, a sua treinadora, diz que o desafio principal é a sua aparência e o estigma que está frequentemente associado à raça pit bull. “No entanto, a Elle já está a mudar a percepção e as vidas das pessoas. É uma cadela que partilha de um amor incondicional e tem tido a aceitação por parte de todos”, diz Brewer.

O presidente e CEO da American Humane Association, Dr. Robin Ganzert, disse que "escolher o vencedor foi difícil porque todos os candidatos são fantásticos, mas estamos muito orgulhosos de anunciar que a Elle é o Herói Canino Americano de 2013. Sendo nós uma organização que lutou durante anos contra a legislação para raças específicas, estamos ainda satisfeitos por ter honrado uma raça que tem sido difamada injustamente.” Ganzert acrescentou “ esperamos que a história de Elle ajude a destacar as muitas qualidades desta raça.”  

A cerimónia irá passar no canal Hallmark Channel a 30 de Outubro 2013 às 20:00h EST. Assim que o vídeo estiver disponível iremos colocá-lo aqui.

Fontes: Facebook, herodogawardsExaminerwral.