Registo
Foto Detective de animais perdidos

Maureen Steele passa horas a fio atrás do computador à procura de donos de animais perdidos e insiste que não quer nenhuma recompensa por os reunir com os seus animais.

“Alguns é sorte”, diz a detective canadiana, “o resto é muita determinação e muito tempo à frente do computador, à procura em todos os recantos da internet”.

Quando diz muito tempo, não está a brincar. O seu marido Darrell diz que Steele já deve ter passado cerca de 7.500 horas online à procura de animais perdidos e roubados. Steele trabalha de graça e a maioria das pessoas nem sabe sequer que está a ser ajudada até a detective ter certezas acerca da localização dos animais.

“Muitas pessoas pensam que ela é maluca por andar a fazer isto”, diz Darrell, “mas para ela, que é uma fã incondicional dos animais, ajudar donos a reencontrarem os seus animais é a melhor recompensa”.

Steele começou o seu trabalho de investigadora em Maio de 2013 depois de ouvir nas notícias que muitos animais se tinham perdido nos tornados desvatadores que ocorreram nos EUA em Oklahoma.

Maureen Steele com a sua gata Heidi | Maureen Steele

“Quis ajudar os donos a encontrarem os seus animais perdidos pois já tinham passado por muito. Por isso, fui ao facebook do grupo de Moore, Oklahoma, e vi os animais que tinham sido dados como perdidos. Rapidamente fui direccionada para outros grupos noutras partes de Oklahoma que tinham publicado animais encontrados e dados como perdidos. Foi assim que começou, quis ajudar um bocadinho e agora passo horas nisto!”

Steele visita bases de dados de animais perdidos e depois consulta outras listagens com animais encontrados. Além disso, procura também animais encontrados pelos canis e associações de ajuda animal.

“Nem todos os donos procuram em associações ou canis porque pensam que os seus animais continuam perdidos nas ruas. Mas na realidade há pessoas que os recolhem e que os levam para outro sítio. Muitos acabam até por ir para canis de abate e, por vezes, há voluntários que os conseguem salvar da eutanásia levando-os para associações ou FAT's”.

Às vezes pode demorar meses até Steele conseguir encontrar um animal perdido – e isto não se resume a cães e gatos, mas também cavalos, furões, pássaros, etc.

Além de muito recompensante, este trabalho de voluntariado é emocionalmente exaustivo, pois lidar com casos de desaparecimento ou roubo é muitas vezes angustiante e revoltante.

Se adora animais e quer ajudar os que estão nesta situação (perdidos ou à procura de dono) veja aqui algumas formas de ajudar e marcar a diferença.

Fonte: Huffington Post