Registo
Foto Curso de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal de Cães e Gatos

A Ordem dos Médicos Veterinários, com o apoio da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM) e dos Conselhos Regionais da OMV vai realizar o Curso de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal de Cães e Gatos.

O curso é gratuito e destina-se a tratadores ou outros profissionais que lidam direta ou indiretamente na recolha e maneio de cães e gatos, podendo ainda participar neste curso Médicos Veterinários Municipais, como observadores.

O curso irá decorrer nas respectivas datas e locais:

11 e 12 de Junho – Amadora, Auditório da Biblioteca Piteira Santos.

13 e 14 de Junho – Coimbra, Auditório da Casa Municipal da Cultura e Centro de Recolha Oficial de Animais.

17 e 18 de Junho – Funchal, Auditório da Extinta Secretaria Regional do Equipamento Social.

20 e 21 de Junho – Gondomar, Auditório da Biblioteca Municipal e Centro de Recolha de Animais.

25 e 26 de Junho – Ponta Delgada, Centro Cívico e Cultural de Santa Clara e no Canil Municipal.

Dentro das 41 câmaras municipais envolvidas estão: Amadora, Albufeira, Cascais, Lisboa, Loures, Moita, Nisa, Odivelas, Oeiras, Silves, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Novas, Coimbra, Cantanhede, Carregal do Sal, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Mêda, Lousã, Mação, Marinha Grande, Penacova, Proença-a-Nova, S. João da Madeira, Soure, Tábua, Vagos. Na Zona de Gondomar vão participar as Câmaras de Amares, Gaia, Guimarães, Gondomar, Mondim de Basto, Matosinhos, Póvoa do Varzim, Santa Maria da Feira, Torre de Moncorvo, Valongo, Vila Real. 

"Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre comportamento e o maneio adequado de cães e gatos, aprender a avaliar o bem-estar dos animais nos Centros de Recolha Oficiais, fomentar a discussão sobre ética e controlo de populações de animais errantes e promover responsabilização da posse de animais por quem os adopta num Centro de Recolha Oficial", são os objectivos do curso.

O curso será dado por três formadores, sendo dois Médicos Veterinários (Rita de Cássia Maria Garcia (Brasil) e Néstor Calderón Maldonado (Colômbia)) e um tratador (Énio Roberto Carreiro (Brasil)).

Fonte: ANVETEM, Veterinaria Atual.