Registo
Foto Canito perdido e achado

Devido à persistência inabalável da Associação Protectora de Animais da Marinha Grande e preciosa ajuda dos bombeiros, um animal desaparecido há mais de duas semanas foi resgatado e posteriormente entregue ao seus donos. Uma história com o final feliz.

No dia 23 de Setembro, a Associação Protectora de Animais da Marinha Grande foi contactada por uns donos que estavam desesperados devido ao desaparecimento do seu cão, o Canito. O cão foi descrito como sendo de raça indeterminada, de pequeno porte e tendo uma juba no pescoço. Passaram-se mais de duas semanas e os donos continuavam à espera de alguma notícia.

Na segunda feira passada, no dia 7 de Outubro, a Associação Protectora de Animais da Marinha Grande foi alertada por um civil que estaria um cão preso numas silvas num pinhal da região. Alguns voluntários deslocaram-se ao local e depararam-se com silvas com vários metros de altura, uma lagoa artificial dum lado, e um ribeiro com água do outro, sem possibilidade de chegarem ao cão.

Os voluntários tiveram que pedir ajuda aos Bombeiros que, de imediato, foram ao local e, com a ajuda de catanas, foram cortando as silvas para alcançar o animal. No entanto sempre que se aproximavam do cão este cada vez fugia mais para dentro das silvas, até que ficou de noite e tiveram que desistir.

No dia seguinte a equipa de voluntários voltou outra vez ao local e lá permanecia o cão. "Suspeitámos que este tivesse medo da água pois como havia água de ambos os lados ele permanecia onde se achava protegido. Os bombeiros foram novamente chamados e, com a sua preciosa ajuda e indo pondo paus para o cão se sentir encurralado, conseguimos resgatá-lo ", relata um dos voluntários. 

Após o regaste e apesar do mau estado em que o cão se encontrava, a sua juba fez os voluntários equacionarem que talvez pudesse ser o cão desaparecido. Contactaram os donos do Canito, sem ainda ter certeza que fosse o seu cão. Quando se reencontraram, o cão reconheceu-os imediatamente e não restavam quaisquer dúvidas que era o Canito.

Canito e a dona.

Esta história verídica é uma entre muitas que demonstra bem a importância e o altruísmo que as Associações têm por este país fora.

Fonte: Associação Protectora de Animais da Marinha Grande