Registo
Foto Cães que aliviam o stress antes de entrar num avião

Quando encontramos um cão de patrulha no aeroporto associamo-lo logo a cães farejadores de droga. Por mais que gostemos de cães, o primeiro instinto é de mantermos uma certa distância de modo a não atrapalhar o seu serviço. Mas no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) nem sempre a situação é essa: há uma nova patrulha canina que, em vez de procurar por drogas, procura por atenção e carinhos dos passageiros!

O nome do programa é: Pets Unstressing Passengers ou simplesmente PUP. Este programa tem como principal foco aliviar o stress, ansiedade e, por vezes, solidão de muitos passageiros que estão prestes a embarcar. Para tal, são utilizados cães de terapia, treinados e certificados pela Therapy Dogs, que passeiam, acompanhados pelos seus handlers, nos terminais do aeroporto com uma camisola a dizer “Pet me” (dá-me um carinho). Para além do contacto com estes animais aliviar a tensão da espera, os handlers também dão informações acerca do aeroporto, tendo eles próprios recebido treino básico sobre o aeroporto e de como abordar os passageiros.

A reacção e interacção das pessoas têm sido óptimas e a Directora executiva do LAX, Gina Marie Lindsey, espera que o programa PUP se venha a tornar numa rotina, como tem sido quase há um mês.

Actualmente existe um total de trinta voluntários que participam no projecto PUPs e a qualquer momento se pode encontrar entre dois a três cães no aeroporto. Hiedi Huebner, directora da equipa de voluntários, disse que quando caminha com um cão esta sente imediatamente o nível de stress das pessoas a descer. “As pessoas começam a rir, a falar entre elas, a tirar fotos e a abraçar os cães. Mas também existem aqueles que não gostam de cães, que têm medo deles ou mesmo alergias.” Huebner diz que essas pessoas não têm de se preocupar porque os cães só irão interagir com quem demonstre interesse e à vontade no relacionamento com cães.

Os cães do PUP são de várias raças, desde um Bichon Frise até um Dobermann, havendo também rafeiros no grupo. Neste programa, o importante é que tanto os cães como os seus handlers sejam treinados e certificados para promover um ambiente mais amigável para todos os passageiros.

Mais uma vez se prova o benefício enorme da relação do homem com o cão. 

Fonte: Latimes